Martos, Zionice Garbelini (2002). O trabalho pedagógico envolvendo geometrias não-euclidianas no ensino fundamental. ZETETIKÉ. Revista de Educação Matemática, 10(1-2), pp. 43-70 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 184Kb |
URL Oficial: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ze...
Resumen
O presente trabalho pretende discutir sobre o ensino de geometria, através de uma pesquisa realizada numa oitava série da escola pública estadual da cidade de rio claro/sp, cujas reflexões culminaram na dissertação de mestrado. Abordamos conceitos de geometria euclidiana juntamente com geometria esférica. Do ponto de vista metodológico, insere-se numa abordagem qualitativa de pesquisa, especificamente em pesquisa-ação. Utilizamos o referencial teórico da formação de conceitos em Vygotsky. Dessa forma tínhamos a seguinte questão: “é possível aos alunos do ensino fundamental produzirem significados em geometria esférica?” Na análise dos dados, acreditamos que o trabalho em grupo foi um dos mecanismos que possibilitaram um melhor entendimento dos conceitos discutidos.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 13. Matemáticas escolares > Geometría > _Otro (geometría) 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Teorías de aprendizaje > Constructivismo social (Vygotsky) |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 29391 |
Depositado Por: | Monitor Funes 2 |
Depositado En: | 31 May 2022 22:39 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 31 May 2022 22:39 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento