Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Heranças histórico-epistemológicas da modelagem matemática financeira escolar

Sodré, Gleison de Jesus Marinho (2021). Heranças histórico-epistemológicas da modelagem matemática financeira escolar. REnCiMa. Revista de Ensino de Ciéncias e Matemática, 12(5), pp. 1-25 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

853Kb

URL Oficial: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/...

Resumen

Este artigo objetiva evidenciar a problemática da transposição didática sobre a modelagem matemática financeira escolar a partir de versões dessa prática em fragmentos histórico-epistemológicos de obras de diferentes temporalidades. Para isso, descrevemos uma trajetória dessas práticas a partir de obras de diferentes contextos de produção social do cálculo de juros para o ensino, a fim de verificar a transposição didática dessa prática como produto de uma modelagem matemática específica à luz de recursos teórico-metodológicos da teoria antropológica do didático. Foram analisados fragmentos empíricos concernentes à formação inicial de professores a partir de problemáticas sobre o modelo matemático de financiamento em prestações fixas. Os resultados pontuados confirmam a hipótese da existência de uma prática social de modelagem matemática financeira que, em muitos aspectos, é preservada na instituição escolar. Esses resultados indicam possibilidades para responder, embora parcialmente, às problemáticas de interesse da teoria antropológica do didático, bem como estimulam futuras pesquisas sobre a história social de praxeologias para o ensino.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Modelización
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática
05. Profesor > Formación de profesores > Inicial
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Fundamentos de la Educación Matemática > Epistemología
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Teórica
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:32053
Depositado Por:Maritza Ruth Buitrago
Depositado En:07 Jun 2023 12:18
Fecha de Modificación Más Reciente:07 Jun 2023 12:18
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario