Jogos matemáticos no ensino
Tipo de documento
Lista de autores
da-Silva, Francisca Priscila Ferreira y Redolfi, Ana María
Resumen
Os jogos têm funções específicas em cada etapa da vida, podemos dizer que a principal delas é estimular o desenvolvimento intelectual, social e emocional de maneira divertida e motivadora. O jogo é uma ferramenta educacional importante que facilita a resolução simbólica de problemas e a prática de diferentes processos mentais. Os jogos e atividades lúdicas são instrumentos interessantes para abordar de maneira eficaz os conceitos e propriedades matemáticas. Existem diversas classificações dos jogos matemáticos. Alguns tipos de jogos matemáticos são apresentados a seguir, com destaque para algumas de suas aplicações no ensino-aprendizagem da matemática: - Tangrans: elementos e propriedades das figuras planas; perímetro; área. -Agrupações de polígonos: perímetro; área; semelhança, simetrias. -Quebra-cabeças: verificação dos produtos notáveis; falácias geométricas. -Jogo das isometrias. -Quebra-cabeças poliédricos: elementos e propriedades das figuras espaciais. Área. Volume. - agrupações de cubos: visualização espacial; Área; Volume. -Jogos de estratégia. Algumas razões para destacar os jogos como importantes elementos do ensino: os jogos têm função socializante, estimulam o desenvolvimento de concentração, iniciativa, imaginação, autoconfiança, criatividade, reflexão e investigação. A participação no jogo e a troca de informações com os colegas leva o aluno a criar estratégias e a elaborar conceitos.
Fecha
2013
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Geometría | Gestión de aula | Interacciones | Materiales manipulativos
Enfoque
Nivel educativo
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Título libro actas
Editores (actas)
Lista de editores (actas)
SEMUR, Sociedad de Educación Matemática Uruguaya
Editorial (actas)
Lugar (actas)
Rango páginas (actas)
8007-8013
ISBN (actas)
Referencias
Alsina, C., Fortuny, J. M., Gimenéz, J. & Torra, M. (1998). Enseñar Matemáticas. Barcelona: Graó. Alsina, C., Alsina , C., Fortuny, J. M. (1991). Materiales para Construir la Geometria. Madrid: Síntesis. Berloquin, P. (1999). 100 Jogos Geométricos. Lisboa: Gradiva. Cofré, A., Tapia, L.(2006). Matemática Recreativa en el Aula. México: Alfaomega. Ekeland, I. (1993). A Matemática do Imprevisto. Lisboa: Gradiva. Gardiner, A. (1987). Mathematical Puzzling, p.New York: Dover Gardner, M. (2002) Las Últimas Recreaciones . Lisboa: Gradiva. Huizinga, J. (2000). Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 4ª edição- reimpressão. Micotti, M. C. O. (1999). O ensino e as propostas pedagógicas. In: Bicudo, M. A. V. (org.). Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas, p. 153 - 167. São Paulo: Editora UNESP. Moura, M. O. (2006). A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. In: Kishimoto, T. M. (org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação, p. 73-87. 9ª. ed. São Paulo: Cortez. Moura, M. O. (1992). O jogo e a construção do conhecimento matemático. In Série Ideias nº10, p. 45-53. São Paulo. Recuperado de Consultado em 01//06/2013. Neto, J. P.; Silva, J. N. 2004. Jogos matemáticos. Jogos abstratos. Lisboa: Gradiva. Silva, M. S. 2005. Clube de matemática: jogos educativos. 2.ed. Campinas, SP: Papirus.
Proyectos
Cantidad de páginas
7
Documentos relacionados
Armonía educativa: la música como estrategia interdisciplinar para potenciar el aprendizaje matemático y reducir la ansiedad
Un enfoque didáctico del Programa Etnomatemáticas
- Aroca, Armando
- Colaboración entre colegas, Diversidad sociocultural, Materiales manipulativos, Reflexión sobre la enseñanza, Situado sociocultural
- Educación media, bachillerato, secundaria superior (16 a 18 años), Educación primaria, escuela elemental (6 a 12 años), Educación secundaria básica (12 a 16 años)