Bihuna, Eliane; Figueiredo, Elisandra Bar; Baptista, Pedro Manuel (2017). A visão do aluno sobre a metodologia de resolução de problemas aplicada no ensino de cálculo diferencial e integral. En FESPM, Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas (Ed.), VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (pp. 4-16). Madrid, España: FESPM.
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 356Kb |
URL Oficial: http://cibem.org/
Resumen
Este trabalho é o recorte de uma pesquisa de doutorado (em andamento) que visa desenvolver estratégias para aplicar a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Resolução de Problemas (RP), apoiada nas orientações de Onuchic (2013), para ensinar conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral através da RP. Durante o segundo semestre letivo da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/Joinville) a primeira autora inseriu a metodologia de RP em algumas de suas aulas de Cálculo Diferencial e Integral I (CDI1). Nestas aulas foram realizadas atividades extraídas e/ou adaptadas de livros didáticos e de trabalhos sobre RP. A fim de conhecer a opinião dos acadêmicos participantes sobre a metodologia de RP, para recolha de dados, a professora-pesquisadora usou entrevistas semiestruturadas e um questionário. A análise qualitativa destes dados permitiunos inferir que a etodologia de RP nas aulas de CDI1 está sendo aprovada pelo corpo discente. Além disso, este projeto piloto proporcionou contato inicial da professorapesquisadora com o uso da RP como abordagem metodológica, e ainda, esta experiência contribuiu para (re)adequar as atividades que serão aplicadas no primeiro semestre letivo de 2017, semestre de recolha de dados para a tese.
Tipo de Registro: | Contribución a Actas de Congreso |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Planteamiento de problemas 03. Aula > Recursos didácticos > Libros de texto 14. Matemáticas superiores > Cálculo (matemáticas superiores) |
Nivel Educativo: | Título de grado universitario Estudios de posgrado |
Código ID: | 19995 |
Depositado Por: | Monitor Funes 2 |
Depositado En: | 22 Jul 2020 21:32 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 22 Jul 2020 21:32 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento