Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Matemáticas sistematizadas por Irene de Albuquerque no manual “metodologia da matemática” (1951)

Santos, Rosilda dos; Guedes, Nathalia (2019). Matemáticas sistematizadas por Irene de Albuquerque no manual “metodologia da matemática” (1951). En Schubring, Gert; Bello, Jhon Helver; Vacca, Harold (Eds.), V Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Matemática (pp. 230-242). Bogotá, Colombia: Universidad Distrital Francisco José de Caldas.

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

1024Kb

Resumen

O presente trabalho apresenta uma primeira análise de parte do livro “Metodologia da Matemática” de autoria de Irene de Albuquerque [1]. Para esta comunicação, foram analisados os temas treino de raciocínio e problemas de matemática buscando caracterizar, em perpspectiva histórica, elementos dos saberes profissional docente em termos de uma matemática a ensinar e uma matemática para ensinar. Tais categorias teóricas, a primeiro objeto de trabalho do professor e a segunda ferramenta de seu trabalho, são embasadas por estudos [2], [3], [4], [5]. A expertise de Albuquerque é indicadora da produção de saberes na formação e professores, saberes específicos da docência, constituídos com referências vindas do campo das ciências da educação.

Tipo de Registro:Contribución a Actas de Congreso
Términos clave:10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias
05. Profesor > Formación de profesores > Inicial
10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Planteamiento de problemas
03. Aula > Recursos didácticos > Libros de texto
Nivel Educativo:Título de grado universitario
Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:22494
Depositado Por:Monitor Funes 3
Depositado En:14 Ago 2021 18:39
Fecha de Modificación Más Reciente:14 Ago 2021 18:39
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario