Fiorezi, Fabiana (2013). Atividade orientadora de ensino de matemática na formação inicial de professores. Educação Matemática Pesquisa, 15(2), pp. 317-336 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 913Kb |
URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index
Resumen
Este artigo discute as implicações didáticas provenientes da vivência de atividades orientadoras de ensino por futuros professores de matemática. Foram selecionados para este artigo os registros de licenciandos da disciplina “Metodologia do Ensino de Matemática” do 2º semestre de 2010. As informações foram construídas a partir da vivência e da exploração e atividades orientadoras de ensino (MOURA, 2002) pelos licenciandos e foram analisadas segundo a categoria intitulada (re)significação conceitual (MARCO, 2009). As análises tiveram fundamentação teórica na teoria histórico-cultural, principalmente em Vigotski, Davidov, Leontiev. Como resultados, as análises indicam que os protagonistas da pesquisa desenvolveram um processo de reflexão sobre a atividade orientadora de ensino, concebendo-a como geradora da necessidade e do motivo para ensinar e aprender matemática.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 05. Profesor > Formación de profesores > Inicial 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Teorías de aprendizaje > Constructivismo social (Vygotsky) 06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Comprensión |
Nivel Educativo: | Título de grado universitario |
Código ID: | 24900 |
Depositado Por: | Monitor Funes 6 |
Depositado En: | 16 Jul 2022 11:18 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 16 Jul 2022 11:18 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento