Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Vídeos em educação matemática sob a luz da sistêmico funcional – análise do discurso multimodal

Neves, Liliane Xavier; De Carvalho, Marcelo (2020). Vídeos em educação matemática sob a luz da sistêmico funcional – análise do discurso multimodal. UNIÓN. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 16(59), pp. 159-178 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

591Kb

URL Oficial: http://www.fisem.org/www/union/

Resumen

O potencial dos vídeos no estímulo aos sentidos impulsionou a realização da pesquisa descrita neste artigo, a qual buscou compreensões em torno das combinações de recursos semióticos realizadas por licenciandos em Matemática da Educação a Distância ao utilizarem vídeos para expressar ideias matemáticas. A Sistêmico Funcional – Análise do Discurso Multimodal fundamentou a análise das estratégias utilizadas para combinações nos vídeos produzidos pelos participantes. A análise mostrou que a natureza multimodal do vídeo possibilitou a transformação no discurso matemático pela inserção de recursos específicos da linguagem cinematográfica, potencializando as possibilidades de expansão semântica a partir da aplicabilidade da Matemática.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Fundamentos de la Educación Matemática > Semiótica
07. Enseñanza > Tipos de enseñanza > A distancia
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Teorías del discurso
03. Aula > Recursos didácticos > Medios audiovisuales
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:26117
Depositado Por:Monitor Funes 1
Depositado En:10 Oct 2022 21:32
Fecha de Modificación Más Reciente:10 Oct 2022 21:32
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario