Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

O manual pedagógico de Margarita Comas para o ensino de matemática no curso primário brasileiro em tempos de escola nova

Oliveira, Josiane (2013). O manual pedagógico de Margarita Comas para o ensino de matemática no curso primário brasileiro em tempos de escola nova. Revista Paranaense de Educação Matemática, 2(3), pp. 158-177 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

143Kb

URL Oficial: http://revista.unespar.edu.br/index.php/rpem/issue...

Resumen

O texto tem por objetivo analisar a obra destinada à orientação dos professores primários brasileiros no ensino de matemática de autoria da professora espanhola Margarita Comas (1892-1973): Metodología de la aritmética y la geometría, de 1932. Este manual pedagógico foi inserido no Brasil durante o movimento da Escola Nova. A análise lança mão de fundamentos da história cultural, tratando os manuais destinados a professores como vetores de inculcação do discurso escolanovista. O estudo conclui que, dentre outras apropriações, por meio da obra de Margarita Comas os professores tomaram contato com as discussões sobre o ensino de matemática, defendidas por autores como: Dewey (1859-1952), Montessori (1870-1952), Decroly (1871-1932), intelectuais envolvidos no movimento da Escola Nova na Europa e nos Estados Unidos. A autora utiliza de estratégias para divulgar suas ideias para o ensino de matemática por meio de seu manual pedagógico para o curso primário.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
04. Alumno > Diversidad > Urbano-rural
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
05. Profesor > Desarrollo del profesor
Nivel Educativo:Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:28530
Depositado Por:Monitor Funes 8
Depositado En:10 May 2022 21:22
Fecha de Modificación Más Reciente:10 May 2022 21:22
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario