Oliveira, Josiane (2013). O manual pedagógico de Margarita Comas para o ensino de matemática no curso primário brasileiro em tempos de escola nova. Revista Paranaense de Educação Matemática, 2(3), pp. 158-177 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 143Kb |
URL Oficial: http://revista.unespar.edu.br/index.php/rpem/issue...
Resumen
O texto tem por objetivo analisar a obra destinada à orientação dos professores primários brasileiros no ensino de matemática de autoria da professora espanhola Margarita Comas (1892-1973): Metodología de la aritmética y la geometría, de 1932. Este manual pedagógico foi inserido no Brasil durante o movimento da Escola Nova. A análise lança mão de fundamentos da história cultural, tratando os manuais destinados a professores como vetores de inculcação do discurso escolanovista. O estudo conclui que, dentre outras apropriações, por meio da obra de Margarita Comas os professores tomaram contato com as discussões sobre o ensino de matemática, defendidas por autores como: Dewey (1859-1952), Montessori (1870-1952), Decroly (1871-1932), intelectuais envolvidos no movimento da Escola Nova na Europa e nos Estados Unidos. A autora utiliza de estratégias para divulgar suas ideias para o ensino de matemática por meio de seu manual pedagógico para o curso primário.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 04. Alumno > Diversidad > Urbano-rural 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 05. Profesor > Desarrollo del profesor |
Nivel Educativo: | Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 28530 |
Depositado Por: | Monitor Funes 8 |
Depositado En: | 10 May 2022 21:22 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 10 May 2022 21:22 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento