Mutti, Gabriele de Sousa Lins; Matioli, Cristiane Elise Reich; Peron, Luciana Del Castanhel; Klüber, Tiago Emanuel (2019). Logicismo, intuicionismo e formalismo nas licenciaturas em matemática das universidades públicas paranaenses. Educação Matemática Pesquisa, 21(2), pp. 313-334 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 344Kb |
URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index
Resumen
Nesse texto refletimos sobre as questões associadas ao logicismo, intuicionismo e formalismo presentes nos documentos que orientam as licenciaturas em Matemática das universidades públicas paranaenses. Visamos, com isso, compreender as influências que podem exercer nas práticas pedagógicas e nas concepções de Matemática e de ensino assumidas pelos professores. A análise de conteúdo realizada com o auxílio do software Atlas ti, em 22 documentos de universidades, revelou que embora exista um movimento voltado à superação da compreensão do conhecimento matemático como independente do sujeito, ainda são necessárias reflexões filosófico/epistemológicas que permitam ao futuro professor valorizar o aluno como sujeito capaz de elaborar estratégias de construção de conceitos matemáticos e de preenchê-las de significado.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 09. Currículo > Desarrollo 09. Currículo > Evaluación del currículo 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Fundamentos de la Educación Matemática > Pedagogía 05. Profesor > Formación de profesores > Inicial 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Análisis didáctico 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Fundamentos de la Educación Matemática > Epistemología |
Nivel Educativo: | Título de grado universitario |
Código ID: | 29028 |
Depositado Por: | Monitor Funes 6 |
Depositado En: | 08 Jul 2022 20:56 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 08 Jul 2022 20:56 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento