Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Logicismo, intuicionismo e formalismo nas licenciaturas em matemática das universidades públicas paranaenses

Mutti, Gabriele de Sousa Lins; Matioli, Cristiane Elise Reich; Peron, Luciana Del Castanhel; Klüber, Tiago Emanuel (2019). Logicismo, intuicionismo e formalismo nas licenciaturas em matemática das universidades públicas paranaenses. Educação Matemática Pesquisa, 21(2), pp. 313-334 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

344Kb

URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index

Resumen

Nesse texto refletimos sobre as questões associadas ao logicismo, intuicionismo e formalismo presentes nos documentos que orientam as licenciaturas em Matemática das universidades públicas paranaenses. Visamos, com isso, compreender as influências que podem exercer nas práticas pedagógicas e nas concepções de Matemática e de ensino assumidas pelos professores. A análise de conteúdo realizada com o auxílio do software Atlas ti, em 22 documentos de universidades, revelou que embora exista um movimento voltado à superação da compreensão do conhecimento matemático como independente do sujeito, ainda são necessárias reflexões filosófico/epistemológicas que permitam ao futuro professor valorizar o aluno como sujeito capaz de elaborar estratégias de construção de conceitos matemáticos e de preenchê-las de significado.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:09. Currículo > Desarrollo
09. Currículo > Evaluación del currículo
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Fundamentos de la Educación Matemática > Pedagogía
05. Profesor > Formación de profesores > Inicial
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Análisis didáctico
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Fundamentos de la Educación Matemática > Epistemología
Nivel Educativo:Título de grado universitario
Código ID:29028
Depositado Por:Monitor Funes 6
Depositado En:08 Jul 2022 20:56
Fecha de Modificación Más Reciente:08 Jul 2022 20:56
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario