Santos, Vladimir Félix dos; Madruga, Zulma Elizabete de Freitas (2022). Recorte de pesquisas brasileiras sobre etnomodelagem. Tangram – Revista de Educação Matemática, 5(2), pp. 111-132 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 367Kb |
URL Oficial: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram
Resumen
Este artigo objetiva compreender como se apresentam as pesquisas, divulgadas por meio de artigos científicos, publicados em revistas brasileiras, que tratam sobre a Etnomodelagem. Tratase de um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico, no qual se utilizou o mapeamento na pesquisa educacional como princípio metodológico. Para tanto, buscou-se no Google Acadêmico artigos que apresentassem a Etnomodelagem como foco de estudo. Foram considerados como corpus de análise 15 pesquisas. A análise mostrou que as pesquisas sobre Etnomodelagem tendem a seguir em duas direções: a) teóricos e b) ‘na’ ou ‘para’ sala de aula. Os resultados apontam os autores procuram relatar experiências ou expor propostas elaboradas utilizando-se da Modelagem Matemática como método, sob uma perspectiva Etnomatemática, valorizando temas regionais do cotidiano e interesse dos estudantes.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Modelización 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Etnomatemática 10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > Contextos 10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > Situaciones 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Teórica |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 31491 |
Depositado Por: | Monitor Funes 2 |
Depositado En: | 26 Abr 2023 06:38 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 26 Abr 2023 06:38 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento