Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

O método Jigsaw e a mobilização de estilos de pensamento matemático por estudantes de engenharia

Gomes, Eloiza; da Silva, Benedito (2015). O método Jigsaw e a mobilização de estilos de pensamento matemático por estudantes de engenharia. REnCiMa. Revista de Ensino de Ciéncias e Matemática, 6(1), pp. 22-32 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

195Kb

URL Oficial: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/...

Resumen

Estudos mostram que compreender os estilos de pensamento dos alunos pode auxiliar os professores a diferenciarem o ensino no sentido de maximizar os resultados de aprendizagem. Desta forma, o objetivo deste trabalho é apresentar os resultados iniciais de uma pesquisa de doutorado que procura investigar os estilos de pensamento matemático mobilizados por alunos ingressantes no curso de Engenharia. Os estudos sobre estilos de pensamento de Sternberg e a categorização dos estilos de pensamento matemático desenvolvida por Ferri fundamentam as análises da pesquisa. O método jigsaw de aprendizagem cooperativa, desenvolvido por Elliot Aronson, foi utilizado na coleta de dados. Os primeiros resultados obtidos indicam uma predominância do estilo de pensamento matemático analítico, o que, em parte, pode ser consequência da influência exercida pelo professor sobre os alunos, uma vez que tal estilo é valorizado no modelo tradicional de ensino.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Pensamiento matemático
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Generalización
06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Formulación de conjeturas
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas
Nivel Educativo:Título de grado universitario
Estudios de posgrado
Código ID:31665
Depositado Por:Maritza Ruth Buitrago
Depositado En:17 May 2023 11:18
Fecha de Modificación Más Reciente:17 May 2023 11:18
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario