Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Modelagem matemática para a aprendizagem significativa crítica

Moura, Luis Carlos; Alves, Deive Barbosa (2022). Modelagem matemática para a aprendizagem significativa crítica. REnCiMa. Revista de Ensino de Ciéncias e Matemática, 13(4), pp. 1-24 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

287Kb

URL Oficial: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/...

Resumen

Com base nos estudos acerca da modelagem matemática, verificamos aspectos que conduzem ao tema da aprendizagem significativa, e por meio do aprofundamento desse assunto, nos deparamos com a Aprendizagem Significativa Crítica, o que nos instiga a promover indagações e reflexões da realidade com o objetivo de verificar os aspectos que caracterizam a Modelagem Matemática como um método de ensino e aprendizagem da teoria da Aprendizagem Significativa Crítica. Para isso, realizamos um mapeamento de teses e dissertações no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BTDT), em um período de seis anos, para verificar o que as pesquisas evidenciam em relação ao tema proposto. Por fim, a análise dessas investigações aponta possibilidades da utilização da Modelagem Matemática como método de ensino e aprendizagem para a Aprendizagem Significativa Crítica, e os resultados são examinados com relação à realidade na seara desse tema, confrontando o que está sendo posto.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Modelización
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > Contextos
10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > Situaciones
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Teorías de aprendizaje > _Otro (teorías de aprendizaje)
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Teórica
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:32153
Depositado Por:Maritza Ruth Buitrago
Depositado En:10 Jun 2023 11:55
Fecha de Modificación Más Reciente:10 Jun 2023 11:55
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario