A engenharia do percurso de estudos e pesquisa (conferencia plenaria)
Tipo de documento
Autores
Lista de autores
Almouloud, Saddo
Resumen
Apresentamos uma reflexão sobre a engenharia do percurso de estudos e pesquisa desenvolvida no contexto da Teoria antropológica do didática (TAD). É um ponto de partida consiste em olhar “o método da engenharia didática” como um caso específico que oferece ao investigador as possibilidades únicas “de uma metodologia” de investigação em didática. “A metodologia” refere-se então ao que Chevallard chama de praxeologias de investigação colocadas em jogo em um domínio dado ou em uma pesquisa específica.
Fecha
2018
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Análisis matemático | Didáctica francesa | Gestión de aula | Reflexión sobre la enseñanza
Enfoque
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Título libro actas
IX Congreso Internacional sobre Enseñanza de las Matemáticas
Editores (actas)
Flores, Jesús | Gaita, Cecilia | Quintanilla, Cerapio | Ugarte, Francisco
Lista de editores (actas)
Gaita, Cecilia, Flores, Jesús, Ugarte, Francisco y Quintanilla, Cerapio
Editorial (actas)
Lugar (actas)
Rango páginas (actas)
501-515
ISBN (actas)
Referencias
Artaud, M. (1998). Introduction à l’approche écologique du didactique – L’écologie des organisations mathématiques et didactiques. Actes de la IXième École d’été de Didactique des Mathématiques. Caen: ARDM&IUFM. pp. 101-139 Barquero, B., Bosch, M. y Gascón, J. (2010). Ecología de la Modelización Matemática: los Recorridos de Estudio e Investigación - III International Conference on the Anthropological Theory of the Didactic. Barquero, B., Bosch, M. y Gascón, J. (2013). Las tres dimensiones del problema didáctico de la modelización matemática. Educação Matemática e Pesquisa, São Paulo, v.15, n.1, pp.1-28. Bosch, M., Chevallard, Y. (1999). La sensibilité de l’activité mathématique aux ostensifs. Objet d’étude e problématique. Recherches en Didactique des Mathématiques. Grenoble : La Pensée Sauvage, Grenoble, 1999, v.19, n°1, p.77-124. Bosch, M., Fonseca, C.y Gascón, J.(2004). Incompletitud de las organizaciones matemáticas locales em las instituciones escolares. In: Recherches em Didactique des Mathématiques. Grenoble, França: La Pensée Sauvage, p. 205-250. v. 24/2.3. Chevallard, Y. (1992). Concepts fondamentaux de la didactique: perspectives apportées par une approche anthropologique. Recherches en Didactique des Mathématiques. Grenoble : La Pensée Sauvage, Grenoble, v. 12.1, p.73-112. Chevallard, Y. (1999). L´analyse des pratiques enseignantes en théorie anthropologique du didactique. Recherches en Didactique des Mathématiques. Grenoble : La Pensée Sauvage-Éditions.v. 19.2, p.221-265. Chevallard, Y. (2002a). Organiser l´étude. 1. Structures & Fonctions. Actes de la 11 École d´Été de Didactique des Mathématiques. France: La Pensée Sauvage. Chevallard, Y.(2002b). Organiser l´étude. 3. Ecologie & régulation. Actes de la 11 École d´Été de Didactique des Mathématiques. France: La Pensée Sauvage. p. 41-55. Chevallard, Y.(2009a) La notion de PER : problèmes et avancées, 2009a, (in http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/La_notion_de_PER_problems_et_ avancees.pdf , acesssado em 10/03/2018) Chevallard, Y. (2009b). La notion d´ingénierie didactique, un concept à refonder. Questionnement et éléments de réponses à partir de la TAD. in Margolinas et all.(org.) : En amont et en aval des ingénieries didactiques, XVª École d´Été de Didactique des Mathématiques – Clermont-Ferrand (Puy-de-Dôme). Recherches em Didactique des Mathématiques. Grenoble : La Pensée Sauvage, v. 1, p.81-108, 2009b. Gascón, J. (2014). Los modelos epistemológicos de referencia como instrumentos de emancipación de la didáctica, 2014. Gascón, J. (2011). Las tres dimensiones fundamentales de un problema didáctico: El caso del álgebra elemental. Revista Latinoamericana de investigación en Matemática Educativa, pp. 203-231, 2011