A gamificação como estratégia para aprendizagem significativa de Geometria do 9° ano do ensino fundamental
Tipo de documento
Autores
Lista de autores
Rossato, Rosane y Ferronato, Julieta
Resumen
Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa que objetivou analisar possíveis contribuições da gamificação, por meio do aplicativo Euclidea, para a aprendizagem significativa de geometria em uma turma do 9° Ano do Ensino Fundamental, realizada em uma escola pública de Santa Catarina (SC). Em uma experiência de ensino, os alunos participantes responderam a dois questionários e resolveram problemas/desafios de construções geométricas no aplicativo Euclidea, que possui estrutura de jogo. Essa pesquisa foi norteada pela abordagem qualitativa e utilizou a Análise de Conteúdo para categorizar os dados obtidos. Por meio da análise realizada, verificamos que o Euclidea tem características de material potencialmente significativo, houve engajamento dos alunos na realização das atividades propostas, indicando predisposição desses alunos para a aprendizagem. Logo, concluímos que a gamificação contribuiu para a aprendizagem significativa de geometria da maioria dos alunos participantes dessa pesquisa.
Fecha
2023
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Análisis del contenido | Computadores | Formas geométricas | Resolución de problemas | Software
Enfoque
Nivel educativo
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Usuario
Título libro actas
Editores (actas)
Carvalho, Ana Beatriz | Lisbôa Guimarães, Gilda | Santos, Marilene
Lista de editores (actas)
Carvalho, Ana Beatriz, Lisbôa Guimarães, Gilda y Santos, Marilene
Editorial (actas)
Lugar (actas)
Rango páginas (actas)
20-43
Referencias
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24