A reformulação de um objeto de aprendizagem de matemática buscando melhorar sua usabilidade
Tipo de documento
Lista de autores
Nesi, Taniele Loss, Kalinke, Marco Aurélio, Motta, Marcelo Souza y Rolkouski, Emerson
Resumen
O presente artigo trata de um relato de experiência referente ao processo de reformulação de um Objeto de Aprendizagem (OA), denominado “Descobrindo Comprimentos”, de acordo com padrões de usabilidade. Para tanto, apresenta-se a versão anterior do OA e algumas características da linguagem de programação utilizada, o Scratch, na sequência aborda-se o conceito de usabilidade. Para a efetivação da reformulação foram elaboradas quatro etapas, adaptadas de pesquisas que se dedicaram à tradução de OA. Tais etapas, aliadas à proposta de microciclos (análise, design, avaliação, reformulação e revisão), se mostraram adequadas ao processo de reformulação. Além desse resultado, concluiu-se que para aprimorar a usabilidade do OA é necessário agregar profissionais de design e programação e reformular interfaces em busca de maior atratividade, mobilidade, interatividade e clareza de informações.
Fecha
2020
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Gestión de aula | Otro (fundamentos) | Otro (gestión) | Software
Enfoque
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Volumen
11
Número
6
Rango páginas (artículo)
94-113
Referencias
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