Análise de gravações de tela sob a ótica do desenvolvimento do pensamento computacional na educação básica
Tipo de documento
Lista de autores
da Silva Cardoso dos Santos, Hyan, dos Santos Silva, Flaviana y Corrêa de Paula, Marlúbia
Resumen
O debate sobre o desenvolvimento do Pensamento Computacional tem sido crescente, na Educação Básica. Mais, ainda, a Base Nacional Comum Curricular propõe a estruturação de Pensamento Computacional como competência a ser desenvolvida com os componentes curriculares. Tendo em vista que processos educacionais demandam instrumentos de avaliação condizentes com suas realidades didáticas, com o presente artigo, tem-se o objetivo de analisar a gravação de tela do uso do software Scratch e no jogo merge dragons, no desenvolvimento do Pensamento Computacional a partir do método de análise da imagem em movimento e da análise textual discursiva. Para tanto, desenvolve-se uma discussão sobre os aspectos de cada método e fundamenta-se uma ferramenta analítica que se articula com o ambiente de estudos que a concebe. Para além, testa-se a ferramenta numa atividade experimental desenvolvida para a resolução de problemas no software Scratch e no jogo merge dragons. Como resultado preliminar, apurou-se que, a partir do método empregado, foi possível construir categorias de análise via minucioso processo de observação de ações significativas, articulado com a resolução de problemas e a integração do software Scratch para consolidar o desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Básica.
Fecha
2023
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Contextos o situaciones | Desarrollo | Evaluación (currículo) | Medios audiovisuales | Otro (currículo) | Pensamientos matemáticos | Software
Enfoque
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Usuario
Volumen
8
Número
1
Rango páginas (artículo)
1-23
ISSN
25255444
Referencias
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