Apropriação de conteúdos basilares da educação na utilização do minecraft education: a percepção de alunos dos anos finais do ensino fundamental
Tipo de documento
Lista de autores
Rodrigues-Mendes, Luiz Otavio, Mulati, Janaina y Gonzales-Jolandek, Emilly
Resumen
Esta pesquisa tem por objetivo evidenciar se alunos dos anos finais do ensino fundamental percebem a necessidade da utilização de conhecimentos basilares da Educação na construção de um edifício no Minecraft Education. Este estudo de natureza quantiqualitativa, classifica-se como uma pesquisa explicativa. Para seu desenvolvimento, foi realizado um projeto com 36 discentes de um colégio particular da cidade de Maringá. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário eletrônico contendo perguntas abertas, fechadas e tipo Likert de 5 pontos. Os resultados revelam que, a) O perfil dos alunos configura-se como nativos digitais ambientados as tecnologias digitais; b) O Minecraft Education tem grande aceitação pelos sujeitos da pesquisa, que o consideram interessante, divertido, legal e desafiador e c) 41,7% não identificaram a necessidade de conteúdos prévios depreendidos da Educação Básica para a construção no game, 13,7% não responderam e 44,4% consideram ter utilizados algum conteúdo na construção, destacando-se os advindos da disciplina de Matemática como: proporção, escala, perímetro e área. Por fim, revela-se que há possibilidades profícuas da utilização do Minecraft Education nos processos de ensino e aprendizagem, desde que acompanhado de objetivos bem definidos e orientação do professor para que não ocorra o jogar por jogar.
Fecha
2020
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Contenido | Gestión de aula | Métodos estadísticos | Reflexión sobre la enseñanza | Software
Enfoque
Nivel educativo
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Volumen
5
Número
1
Rango páginas (artículo)
290-309
ISSN
25255444
Referencias
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