As manifestações de game design nas pesquisas acadêmicas que relacionam os jogos digitais e o ensino e a aprendizagem de matemática: dez anos de estudos no Brasil
Tipo de documento
Lista de autores
Moreira-da-Silva, Daniel y Silveira, Ismar Frango
Resumen
Os jogos digitais apresentam-se promissores no desenvolvimento de habilidades matemáticas em qualquer etapa da escolarização. Nesse sentido, este artigo busca apresentar um mapeamento do estado da arte, limitado a investigar em teses de doutorado e dissertações de mestrado brasileiras o que emerge a respeito de game design nas pesquisas que tratam de jogos digitais voltados aos processos de ensino e aprendizagem de matemática, no período compreendido entre 2008 a 2018. Observou-se que parte considerável das teses e dissertações investigadas apresentam traços ou elementos de game design na perspectiva de Schell (2008). No entanto, há um predomínio de preocupação dos desenvolvedores de jogos digitais relacionados principalmente aos elementos da Mecânica e Tecnologia. Diante disso, conclui-se que há necessidade de outras investigações na relação de game design para o desenvolvimento de jogos digitais pensados para os processos de ensino e aprendizagem de matemática, considerando, com a mesma relevância, os demais elementos de game design.
Fecha
2019
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Gestión de aula | Historia de la Educación Matemática | Otro (dispositivos) | Reflexión sobre la enseñanza | Software
Enfoque
Nivel educativo
Educación infantil, preescolar (0 a 6 años) | Educación media, bachillerato, secundaria superior (16 a 18 años) | Educación primaria, escuela elemental (6 a 12 años) | Educación secundaria básica (12 a 16 años)
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Volumen
10
Número
4
Rango páginas (artículo)
20-38
Referencias
ADAMOWICZ, B. E. Um Jogo Computacional como Proposta para o Estudo de Funções. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa - PR. 2015. ARAÚJO, F. F. N. Os Games e as Funções Matemáticas: Uma aplicabilidade do Tribal Wars no cotidiano escolar do Ensino Médio. 2010. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Campina Grande – PB. 2010. AZEVEDO, G. T. Construção de Conhecimento Matemático a Partir da Produção de Jogos Digitais em Um Ambiente Construcionista de Aprendizagem: Possibilidades e Desafios. 2017. 235 f. Dissertação (Mestrado em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática). Universidade Federal de Goiás. Goiânia – GO. 2017. BAIROS, M. G. Matemática, internet e jogos de lógica, uma combinação possível. 2014. 17 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática). Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ. 2014. BARBOZA JR, A. T.; SILVEIRA, I. F. PerMotivE: Um Modelo conceitual de Persuasão, Motivação e Engajamento para Jogos Educacionais. XV Simpósio Brasileiro de Jogos Digitais e Entretenimento (SBGAMES), São Paulo, p. 920-929, 2016. BARCELOS, T. S. Relações entre o Pensamento Computacional e a Matemática em atividades didáticas de construção de jogos digitais. Tese de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2014. BERNSTEIN, T. C. Ensino de Matemática e Jogos Digitais: um estudo Etnomatemático nos anos iniciais. 2017. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas). Centro Universitário UNIVATES. Lajeado. 2017. BOSZKO, L. Os Jogos Digitais como Qualificadores da Aprendizagem de Frações. 2018. 67 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo. 2018. BRASIL, Ministério da Educação/CONSED/UNDIME. Base Nacional Comum Curricular. Versão Final. 2017. Disponível em Acessado em 12 out. 2018. BRITO, A. S. Jogos Pedagógicos Digitais na Formação Inicial de Professores que ensinam matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2016. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo - SP. 2016 CAMPANA, S. B. C. Transposição de Jogos de Tabuleiro Utilizados no Ensino de Matemática para o Formato Digital. 2017. 119 f. Dissertação (Mestrado em Mídia e Tecnologia). Universidade Estadual Paulista – UNESP. Bauru – SP. 2017. CARVALHO, C. H. S. Jogos Digitais e o Ensino de Matemática a Partir dos Estilos de Aprendizagem de Felder. 2016. 96f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias na Educação. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Pelotas – RS. 2016. CAVALCANTE, M. T. M. O Ensino de Matemática, a Neurociência e os Games: Desafios e Possibilidades. 2018. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande – PB. 2018. FARIAS, R. A. Análise do Currículo e o Uso de Jogos Online durante o Processo de Ensino-Aprendizagem, em ciências e Matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2017. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo – SP. 2017. FERREIRA, A. P. Q. “Avançando com a Matemática!”: Um jogo computacional para alunos do Quinto ano do Ensino Fundamental. 139 f. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica). Universidade do Grande Rio “Prof. José de Souza Herdy” – UNIGRANRIO. Duque de Caxias - RJ. 2016. FLORET, H. F. Jogos Eletrônicos Gratuitos para o Ensino da Matemática: Levantamento e Proposta de um Recurso Didático. 2013. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências na Educação Básica. Universidade do Grande Rio “Prof. José de Souza Herdy”. Duque de Caxias – RJ. 2013. FONSECA, J. M. S. Jogos de Computador no Ensino de Matemática. 2018. 44 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática). Universidade Federal de Viçosa. Florestal – MG. 2018. GAMA, R. F. Uso dos Jogos Digitais como Artefatos para o Ensino de Função do Primeiro e Segundo Graus. 2016. 79 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas - RS. 2016. GOES, L. E. S. A Integração do Jogo Digital Sala Linear na Situação-Problema com Regressão Linear sob a Ótica da Modelagem Matemática. 2018. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Estadual de Santa Cruz. Ilhéus – BA. 2018. GOMES, L. A. F. Aplicativos do Sistema Operacional Android na Aprendizagem de Matemática: Aplicativos e Jogos Digitais. 2017. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Estadual da Paraíba. 2018. Campina Grande – PB. 2017. GRIS, G. Desenvolvimento e Avaliação de um Jogo de Dominó Digital Adaptado para Ensino de Relações Condicionais Matemáticas. 2016. 118 f. Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento). Universidade Estadual de Londrina – PR. 2016. IANAGUIVARA, E. S. Método de Concepção de Serious Game para Avaliar Conceitos Básicos de Matemática de Alunos com Falta de Atenção. Tese de doutorado em Engenharia Biomédica - Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes - SP, 2016. JUSTO, A. O. R. P. Ensino de Estatística por meio de Jogos. 2017. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional no Ensino de Matemática). Universidade de São Paulo. São Paulo – SP. 2017. KIRNEW, L. C. P. Jogos Digitais no Ensino da Matemática: uma intervenção colaborativa no laboratório de informática. 2048. 116 f. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias). Universidade Pitágoras - Unopar. Londrina – PR. 2018 KIRRIEMUIR, John; MCFARLANE, Angela. Literature Review in Games and Learning. A NESTA Futurelab Research report - report 8. 2004. . Disponível em Acesso em 17 nov. 2018. LEITE, P. S.; MENDONÇA, V. G. Diretrizes para Game Design de Jogos Educacionais. SBC – Proceedings of SBGames 2013. Disponível em Acesso em 23 abr. 2018. MARCONI, M. A; LAKATO, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. MARINHO, F. C. V. Saberes Docentes para Promoção de Aprendizagem em Ciências e Matemática a partir do Desenvolvimento de Jogos Digitais. Tese de Doutorado em Educação em Ciências e Saúde. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014. MASCIANO, C. F. R. O uso de jogos do software educativo Hércules e Jiló no mundo da matemática na construção do conceito de número por estudantes com deficiência intelectual. 2015. 179 f. Dissertação (Mestre em Educação). Universidade de Brasília. 2015. MAZIVIERO, H. F. G. Jogos Digitais no Ensino de Matemática – O Desenvolvimento de um Instrumento de Apoio ao Diagnóstico das Concepções dos Alunos sobre Diferentes Representações dos Números. 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP. Bauru – SP. 2014. MOYSÉS, L. Aplicações de Vygotsky à educação matemática. Campinas, SP: Papirus, 1997. 4ª ed. 2001. NASCIMENTO, J. B. Jogos Digitais e Probabilidades: uma possibilidade de ensino interdisciplinar. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Matemática e Computacional). Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa – PB. 2018 NASCIMENTO, T. S. X. Critérios de Decisão e Games em Sala de Aula. 2017. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Estadual de Campinas. Campinas. 2017. NUNES, M. S. V. Elaboração e Desenvolvimento de Jogo Matemático para aplicações WEB Mobile como Auxilio dos Processos EA da Matemática Financeira. 2017. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada). Universidade Estadual do Ceará. 2017. OECD (2013). PISA 2012 Assessment and Analytical Framework: Mathematics, Reading, Science, Problem Solving and Financial Literacy. OECD Publishing. http://dx.doi.org/10.1787/9789264190511-en PEREIRA, A. B. C. Uso de Jogos Digitais no Desenvolvimento de Competências Curriculares da Matemática. Tese de Doutorado em Ciências da Computação – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. PEREIRA, R. S. G. et al. Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais Educacionais: Possibilidades e Aproximações por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura. REnCiMa, v.8, n.2, p.80-94, 2017. PETRY, L. C. O conceito ontológico de jogo. In: ALVES, V.; COUTINHO, I. J. (orgs.). Jogos digitais e aprendizagem: fundamentos para uma prática baseada em evidências. Campinas, SP: Papirus, 2016. PINHEIRO, P. G. R. Criação e Adaptação de Jogos para o Geogebra. 2017. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática). Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Teófilo Otoni. 2017. POLONIO, R. J. D. O processo de criação de um jogo com o auxílio de recursos computacionais que relaciona progressões aritméticas e funções lineares. 2015. 39 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação -ICMC-USP. São Carlos – SP. 2015. ROSA, L. Z.; ALMEIDA, C. G. M.; DEZORDI, F. Z. RPGBIO DROGADIÇÃO: O JOGO ROLE PLAYING GAME (RPG) COMO PRÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. REnCiMa, v.8, n.1, p.166-181, 2017. SANTOS, S. L. T. Utilização de Jogos Sérios na Aprendizagem de Matemática. 2018. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – ICMC-USP. São Paulo-SP. 2018. SCHELL, J. The Art of Game Design: A Book of Lenses. Burlington – USA. Elsevier, 2008. SCHLEMMER, E.; LOPES, D. Q. Avaliação de aprendizagem em processos gamificados: desafios para apropriação do método cartográfico. In: ALVES, V.; COUTINHO, I. J. (orgs.). Jogos digitais e aprendizagem: fundamentos para uma prática baseada em evidências. Campinas, SP: Papirus, 2016.