As potencialidades do uso de Scratch em sala de aula: liretacia digital
Tipo de documento
Autores
Lista de autores
Dos-Santos, Ramón, Schuck, Fernanda y Dalla, Rodrigo
Resumen
Potencializar as habilidades de literacia digital e cultura participativa, por meio do ensino de programação usando como recurso o Scratch, é o tema desse artigo. A reunião entre literacia digital e cultura participativa pode gerar um ambiente propício para aproveitar as várias oportunidades que o meio da tecnologia proporciona em várias situações, inclusive no âmbito da educação, em especial, a educação matemática. Defendemos que as escolas necessitam ser ambientes que ajudem a preparar os jovens para um mundo que está em constante transformação. Utilizar as TIC para promover a experimentação e a inovação, por vezes na forma de jogo, o que diminui o risco de errar e estimula as pessoas a assumirem riscos que as levem a novas descobertas.
Fecha
2015
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Enfoque
Nivel educativo
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Título libro actas
Editores (actas)
Lista de editores (actas)
SEMUR, Sociedad de Educación Matemática Uruguaya
Editorial (actas)
Lugar (actas)
Rango páginas (actas)
312-319
ISBN (actas)
Referencias
Borba, M. & Villarreal, M.(2005). Humans-with-media and the reorganization of mathematical thinking: information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. New York: Springer. Borba, M. y Penteado, M. (2001) Informática e educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica. Jablonka, E.y Gellert, U.(2007) in U Gellert & E Jablonka (eds), Mathematisation and demathematisation: social, philosophical and educational ramifications. Sense Publishers, Rotterdam, pp. 1-18. Jenkins, H., Clinton, K., Purushotma, R., Robison, A, & Weigel, M.(2006) Confronting the challenges of participatory culture: Media education for the 21st Century. Disponível em , acesso 29/06/2015. Papert, S.(1980) Mindstorms – Chidren, Computers and Powerful Ideas. New York: Basic Books. 1980 Papert, S.(1985) Logo: Computadores e Educação. São Paulo: Brasiliense Papert, S. (1994) Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre, RS: Artes Médicas. Papert, S. (2008) Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre, RS: Artmed Maltempi, M.(2005) Construcionismo: pano de fundo para pesquisas em informática aplicada à Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. (Org.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, p. 264-282, 2005a. Maltempi, M.(2005) Novas tecnologias e construção de conhecimento: reflexões e perspectivas. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Porto. Anais... Porto, PT, 2005b.