As redes associativas pathfinder e a teoria dos conceitos nucleares no estudo da estrutura cognitiva sobre o conceito de probabilidade
Tipo de documento
Autores
Lista de autores
Almeida, Cesário, Casas, Luis M. y Luengo, Ricardo
Resumen
Tendo como referencia a Teoria dos Conceitos Nucleares (TCN), apresentamos neste artigo um estudo cujo objetivo foi o de compreender a estrutura cognitiva dos alunos dos 9.º (14-15 anos) e 12.º (17-18 anos) anos de escolaridade portugueses, em torno da noção de Probabilidade. Utilizando uma amostra de 344 alunos, num 1.º Momento, e de 325, num 2.º Momento, os dados recolhidos, através do software Goluca, baseado nas Redes Associativas Pathfinder (PFNET), permitiram-nos identificar os conceitos mais significativos, as relações mais importantes e um conjunto de indicadores quantitativos relevantes à luz deste marco teórico. Os resultados mostram que a TCN, com a complementaridade das PFNET, constituem mais uma ferramenta didática para organizar a prática pedagógica e um referencial pedagógico rico e fértil, que deve ser levado em consideração no processo de Ensino e Aprendizagem da Probabilidade
Fecha
2015
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Enfoque
Nivel educativo
Educación media, bachillerato, secundaria superior (16 a 18 años) | Educación secundaria básica (12 a 16 años)
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Volumen
7
Rango páginas (artículo)
49-71
ISSN
22544313
Referencias
Alexander, D., & Bueno, F. (2013). Técnicas Monte Carlo para la enseñanza de la estadística. En J. M. Contreras, G. R. Cañadas, M. M. Gea y P. Arteaga (Eds.), Actas de las Jornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidad y Combinatoria, 579-586. Granada: Departamento de Didáctica de la Matemática de la Universidad de Granada. Almeida, C. (2011). O contributo das Redes Associativas Pathfinder à avaliação das aprendizagens em Matemática: Aplicação aos exames de Matemática da 1.ª chamada do 9.ºano de escolaridade do Ensino Básico português. (Trabajo Final de Máster). Badajoz: Universidad de Extremadura. Almeida, C. (2014). Estudo da estrutura cognitiva dos alunos dos 9.º e 12.º anos sobre o conceito de Probabilidade: o contributo das Teorias dos Conceitos Nucleares e dos Conceitos Threshold. (Tesis Doctoral). Badajoz: Universidad de Extremadura. Disponible el 25 de marzo de 2015 en http://dehesa.unex.es:8080/xmlui/bitstream/handle/10662/1538/TDUEX_2014_Almeida_CP.pdf?sequence=1 Almeida, C., Casas, L., & Luengo, R. (2013). A organização conceptual dos estudantes, dada através das Redes Associativas Pathfinder, do conceito de Probabilidade: Um estudo com alunos do 9.º ano de Escolaridade do Ensino Básico Português. En J. M. Contreras, G. R. Cañadas, M. M. Gea y P. Arteaga (Eds.), Actas de las I Jornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidad y Combinatoria, 83-90. Granada: Departamento de Didáctica de la Matemática de la Universidad de Granada. Anasagasti, A., & Berciano, A. (2013). Prueba exploratoria sobre competencias de futuros maestros de Primaria: Conocimiento del bloque relativo al tratamiento de la información, azar y probabilidad, en el currículo escolar de Matemáticas. En J. M. Contreras, G. R. Cañadas, M. M. Gea y P. Arteaga (Eds.), Actas de las Jornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidad y Combinatoria, 531-538. Granada: Departamento de Didáctica de la Matemática de la Universidad de Granada. Antunes, A. (2010). Estructura Cognitiva y Conceptos Nucleares en la Enseñanza/Aprendizaje de la Trigonometría: Estudio Comparativo Realizado con Alumnos del 10.º al 12.º Año de Enseñanza Secundária a través de la Aplicación de Diferentes Metodologías. (Tesis Doctoral). Badajoz: Universidad de Extremadura. Disponible el 25 de marzo de 2015 en https://www.educacion.gob.es/teseo/mostrarRef.do?ref=886899 Arias, J. (2008). Evaluación de la Calidad de Cursos Virtuales: Indicadores de Calidad y Construcción de un Cuestionario de Medida. Aplicación al Ámbito de Asignaturas de Ingeniería Telemática. (Tesis Doctoral no publicada). Badajoz: Universidad de Extremadura. Azcárate, P. (1996). Estudio de las concepciones disciplinares de futuros profesores de primaria en torno a las nociones de la aleatoriedad y probabilidad. Granada: Editorial Comares. Azcárate, P. &, Serradó, A. (2006). Tendencias didácticas en los libros de texto de matemáticas para la ESO. Revista de Educación, 340, 341-378. Batanero, C. (2004). Ideas estocásticas fundamentales ¿Qué Contenidos se Debe Enseñar en la Clase de Probabilidad? In Fernandes, J., Sousa, M. & S. Ribeiro (Orgs.), Ensino e aprendizagem de probabilidades e estatística – Atas do I Encontro de Probabilidades e Estatística na Escola, 9-30. Braga: Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. Batanero, C. (2005). Significados de la probabilidad en la educación secundaria. Relime - Revista Latinoamericana de Investigação en Educación en Matemática Educativa, 8(3) 247-263. Batanero, C. (2009). Retos para la formación Estadística de los Profesores. En J.A. Fernandes, F. Viseu, M.H. Martinho e P. Ferreira (eds.) Actas do II Encontro de Probabilidades e Estatística na Escola. , (pp. 7-22). Braga: Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. Recuperado el 25 de marzo de 2015 de https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9913/1/Actas_IIEncontroProbabilidadesEstatisticaEscola.pdf Batanero, C. (2013). La comprensión de la probabilidad en los niños: ¿Qué podemos aprender de la investigación? En Fernandes, J., Correia, P. Martinho, M. & Viseu, F. (Eds), Actas do III Encontro de Probabilidades e Estatística na Escola., (pp. 9-22). Braga: Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. Recuperado el 25 de marzo de 2015 de https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/23169/1/2013AtasIIIEPEE.pdf Batanero, C., Díaz Godino, J., & Roa, R. (2004). Training teachers to teach probability. Journal of Statistics Educacion, 12 (1, 1-19.s.p. Recuperado el 25 de marzo de 2015 de http://www.amstat.org/publications/jse/v12n1/batanero.html Batanero, C., & Díaz, C. (2007). Probabilidad, grado de creencia y proceso de aprendizaje. Ponencia Invitada en las XIII Jornadas Nacionales de Enseñanza y Aprendizaje de las Matemáticas. Granada: Espanha. Batanero, C., Henry, M., & Parzysz, B. (2005). The nature of chance and probability. In G.A. Jones (Ed.), Exploring probability in school: Challenges for teaching and learning (pp. 15-37). Nova Iorque, USA: Springer. Batanero, C., Ruiz, B., & Arteaga, P. (2009). Comparación de distribuciones: Una actividad sencilla para los futuros profesores? Actas do II Encontro de Probabilidades e Estatística na Escola, (pp. 37-54) Braga: Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. Disponible el 25 de marzo de 2015 en https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9913/1/Actas_IIEncontroProbabilidadesEstatisticaEscola.pdf Caldeira, S. (2009). A estatística e as probabilidades no ensino secundário: Análise dos programas de Matemática A e B na perspectiva do professor e dos alunos. Tese de Mestrado. Lisboa: Universidade de Lisboa. Carvalho, J. (2011). Estudio de las posibilidades de aplicación a la enseñanza de la Matemática del entorno PmatE: Validación y aportaciones en 1.º ciclo de Enseñanza Básica de Portugal. (Tesis Doctoral no publicada). Badajoz: Universidad de Extremadura. Casas, L. (2002). El Estudio de la Estructura Cognitiva de Alumnos a Través de Redes Asociativas Pathfinder. Aplicaciones y Posibilidades en Geometría. (Tesis Doctoral no publicada). Badajoz: Universidad de Extremadura. Disponible el 25 de marzo en http://www.uv.es/aprengeom/archivos2/Casas02a.pdf Casas, L., & Luengo, R. (2003). Redes Asociativas Pathfinder y Teoria de los Conceptos Nucleares. Aportaciones à la Investigación em Didáctica de las Matemáticas. Em E. Castro, P. Flores, T. Ortega, L. Rico, & A. Vallecinos (Eds), Investigación en Educación Matemática. VII Simposio de la Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática (SEIEM), 179-188. Granada: Universidad de Granada. Casas, L., & Luengo, R. (2004). Representación del Conocimiento y Aprendizaje. Teoría de los Conceptos Nucleares. Revista Española de Pedagogía R.E.P. Ano LXII, 227, 59-84. Casas, L., & Luengo, R. (2005). Conceptos Nucleares en la Construcción del Concepto de Ángulo. Enseñanza de las Ciencias, 23(2), 201–216. Casas, L., Luengo, R., & Godinho, V. (2011). Software GOLUCA: Knowledge Representation in Mental Calculation. US-China Education Review, 4, 592-600. Catarreira, S. (2013). A introdução das ideias da Teoria dos Conceitos Nucleares no ensino da Geometria e as suas implicações. (Tesis Doctoral). Badajoz: Universidad de Extremadura. Clariana, R., Draper, D., & Land, S. (2011). An automated measure of group knowledge structure convergence. Apresentação na Annual Meeting of the Association for Educational Communications and Technology. Jacksonville: EUA. Clariana, R., Engelmann, T., & Yu, W. (2013). Using centrality of concept maps as a measure of problem space states in computer-supported collaborative problem solving. Education Technology Research and Development, 61, 423–442. Clariana, R., Wallace, P., & Godshalk, V. (2009). Deriving and measuring group knowledge structure from essays: The effects of anaphoric reference. Education Technology Research and Development, 57, 725–737. Fernandes, J. (1999). Intuições e aprendizagem de probabilidades: Uma Proposta de Ensino de Probabilidades no 9º Ano de Escolaridade. (Tese de Doutoramento). Braga: Universidade do Minho. Gal, I. (2005). Towards "probability literacy" for all citizens: building blocks and instructional dilemas. Em Jones, G. (Ed.), Exploring probability in school: Challenges for teaching and learning (pp. 39-43). New York: Springer Godinho, V. (2007). Implementação do software GOLUCA e aplicação à modificação de redes conceptuais. (Trabajo para la obtención del Diploma de Estudios avanzados). Badajoz: Universidad de Extremadura. Godino, J. (2013). Diseño y análisis de tareas para el desarrollo del conocimiento didáctico matemático de profesores. En J. M. Contreras, G. R. Cañadas, M. M. Gea y P. Arteaga (Eds.), Actas de las Jornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidad y Combinatoria, 1-16. Granada: Departamento de Didáctica de la Matemática de la Universidad de Granada. Graça Martins, M., & Ponte, J. (2010). Organização e tratamentos de dados. Lisboa: Ministério da Educação – DGIDC. Großschedl, J., & Harms, U. (2013). Assessing conceptual knowledge using similarity judgments. Studies in Educational Evaluation, 39, 71–81. Kamada, T., & Kawai, S. (1989). An algorithm for drawing general undirected graphs. Information Processing Letters, 31 (1), 7–15. Kudikyala, U., & Vaughn, R. (2005). Software requirement understanding using Pathfinder networks: discovering and evaluating mental models. The Journal of Systems and Software, 74, 101–108. Lonjedo, M., Huerta, M., & Carles, M. (2012). Conditional probability problems in textbooks an example from Spain. Relime - Revista Latinoamericana de Investigação en Educación en Matemática Educativa, 15(3), 319-337. Lopes, J. (2011). Uma Proposta Didático-Pedagógica para o Estudo da Concepção Clássica de Probabilidade. Bolema, 24(39), 607-628. Lopes, J. (2013). Una propuesta para la enseñanza del teorema de Bayes a través de un juego de dados y de resolución de problemas. En J. M. Contreras, G. R. Cañadas, M. M. Gea y P. Arteaga (Eds.), Actas de las Jornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidad y Combinatoria, 601-608. Granada: Departamento de Didáctica de la Matemática de la Universidad de Granada. Disponible el 25 de marzo de 2015 en http://www.estadis.net/3/revista/N1_DidacticadelaEstadisticaProbabilidadyCombinatoria.pdf Luengo, R. (2013). La Teoría de los Conceptos Nucleares y su aplicación en la investigación en Didáctica de las Matemáticas. UNIÓN - Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 34, 9-36. Luengo, R., Casas, L., Mendoza, M., & Arias, J. (2011). Possibilities of “Nuclear Concepts Theory" on Educational Research, a Review. Comunicación en International Conference “The future of Education”. Florencia: Italia. Maanan, M. (2012). Evaluación del conocimiento de los futuros profesores de educación primaria sobre Probabilidad. (Tesis Doctoral). Granada: Universidad de Granada. Mercado, M. (2013). Exploración de conceptos de probabilidad con Geogebra. En J. M. Contreras, G. R. Cañadas, M. M. Gea y P. Arteaga (Eds.), Actas de las Jornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidad y Combinatoria, 309-318. Granada: Departamento de Didáctica de la Matemática de la Universidad de Granada. Disponible el 25 de marzo de 2015 en http://www.estadis.net/3/revista/N1_DidacticadelaEstadisticaProbabilidadyCombinatoria.pdf Millán, E. (2013). Razonamiento Combinatorio y el currículo español. En J. M. Contreras, G. R. Cañadas, M. M. Gea y P. Arteaga (Eds.), Actas de las Jornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidad y Combinatoria, 539-545. Granada: Departamento de Didáctica de la Matemática de la Universidad de Granada. Disponible el 25 de marzo de 2015 en http://www.estadis.net/3/revista/N1_DidacticadelaEstadisticaProbabilidadyCombinatoria.pdf Pratt, D. (2005). How do teachers foster students' understanding of probability? In G. A. Jones (Ed.), Exploring probability in school: Challenges for teaching and learning (pp. 345-366). New York: Springer. Sánchez, E., & Valdez, J. (2013). La cuantificación del azar: una articulación de las definiciones subjetiva, frecuencial y clásica de probabilidad. En J. M. Contreras, G. R. Cañadas, M. M. Gea y P. Arteaga (Eds.), Actas de las Jornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidad y Combinatoria, 39-45. Granada: Departamento de Didáctica de la Matemática de la Universidad de Granada Disponible el 25 de marzo de 2015 en http://www.estadis.net/3/revista/N1_DidacticadelaEstadisticaProbabilidadyCombinatoria.pdf Sarwar, G. (2012). Comparing the Effect of Reflections, Written Exercises, and Multimedia Instruction to Address Learners’ Misconceptions using Structural Assessment of Knowledge. (Tese de Doutoramento). Canada: Ottawa. Schvaneveldt, R., Dearholt, D., & Durso, F. (1985). Pathfinder: Scaling with network structures (Memorandum in Computer and Cognitive Science, MCCS.85-9). Las Cruces, NM: Computing Research Laboratory, New Mexico State University. Schvaneveldt, R., Dearholt, D., & Durso, F. (1988). Graph Theoretic Foundations of Pathfinder Networks. Computer Mathematics Applications, 15(4), 337-345.