Atividades com Scratch baseadas nas ideias construcionistas
Tipo de documento
Autores
Lista de autores
Schuck, Fernanda y Dalla, Rodrigo
Resumen
Este artigo faz um recorte da dissertação de mestrado intitulada: Investigação dos conhecimentos matemáticos por meio do recurso Scratch. Nosso objetivo é apresentar as atividades desenvolvidas na pesquisa, mostrando suas potencialidades frente aos processos de ensino e aprendizagem da matemática. Os referenciais teóricos assumidos estão em consonância com as ideias construcionistas que, conforme Papert (1994), podem ser utilizadas como estratégias para a educação tendo como meio de construção do conhecimento a utilização das tecnologias. Nessa visão, o desenvolvimento cognitivo é um processo ativo de construção e reconstrução de estruturas mentais, onde o aluno participa ativamente no desenvolvimento de projetos. As atividades foram desenvolvidas com alunos do 7º e 8º ano, durante o primeiro semestre de 2015. Para este artigo artigo focaremos apenas nas atividades iniciais que tratam do reconhecimento dos recursos do software Scratch. Essas atividades procuram desenvolver o que Jenkins et al (2009) chamam de literacia digital, que é a capacidade de lidar e interpretar as mídias digitais, aspecto considerado fundamental pelos autores para os desafios enfrentados pelas próximas gerações. Cabe então a escola fazer uma intervenção pedagógica e política para a valorização destas habilidades.
Fecha
2015
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Constructivismo | Planteamiento de problemas | Política educativa | Software
Enfoque
Nivel educativo
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Título libro actas
Editores (actas)
Lista de editores (actas)
SEMUR, Sociedad de Educación Matemática Uruguaya
Editorial (actas)
Lugar (actas)
Rango páginas (actas)
320-327
ISBN (actas)
Referencias
Jenkins, H., Purushotma, R., Weigel, M., Clinton, K., & Robison, A. (2009). Confronting the Challenges of Participatory Culture. MIT Press (Vol. 21). http://doi.org/10.1108/eb046280 Lifelong kindergarten Group. (2011). Reference Guide Scratch. MIT Media Lab. Retrieved from http://info.scratch.mit.edu/Support/ Maltempi, M. V. (2004). Construcionismo: pano de fundo para pesquisas em informática aplicada à Educação Matemática. In M. A. V. Bicudo & M. de C. Borba (Eds.), Educação Matemática: pesquisa em movimento. (4th ed., pp. 1–344). São Paulo: Cortez. Papert, S. (1994). A máquina das crianças. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul.