Desenvolvimento de habilidades matemáticas a partir do lúdic
Tipo de documento
Lista de autores
Teixeira, Luciana Martins, Negrão, Margarida y Gonçalves, Juçara
Resumen
Esta pesquisa investigou a possibilidade de construir ou aprimorar o pensamento lógico-matemático e espacial numa proposta de pesquisa intervenção pautada no desenvolvimento de habilidades a partir de ações e mediações promovidas por jogos e atividades lúdicas. Os objetivos referiram-se a associar geometria a construções, obras de arte e outros setores do cotidiano e da vida escolar; identificar e aplicar as relações métricas das peças do Tangram; estimular o raciocinio lógicomatemático desencadeando a aquisição de habilidades no pensamento numérico e relacional através do Sudoku. Apresentamos um recorte da investigação abordando as considerações acerca de um grupo de alunos das séries finais do ensino fundamental. A análise de dados coletados a partir da observação participante, dos registros semanais e da gravação de uma entrevista a qual evidenciou que ao longo das oficinas os alunos adquiriram maior agilidade de raciocínio e melhora no desempenho escolar.
Fecha
2011
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Competencias | Lógica matemática | Otro (razonamiento) | Pensamientos matemáticos | Rendimiento | Tipos de metodología
Enfoque
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Usuario
Título libro actas
Editores (actas)
Lista de editores (actas)
Conferencia Interamericana de educación Matemática
Editorial (actas)
Lugar (actas)
Rango páginas (actas)
1-11
Referencias
Alves, R. Conversas como quem gosta de ensinar.São Paulo: ARS Poetica,1995. Campos, D. A., A Importância do Lúdico na Construção dos Conceitos Matemáticos, tese de mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ, 2005 Ferreira, F. L; Oliveira, P. T., Faça seu teste, tomo IV, ed Mestre Jou, São Paulo, 1975. XIII CIAEM-IACME, Recife, Brasil, 2011. Desenvolvimento de habilidades matemáticas a partir do lúdico 9 Figueiredo, D C, Quadrados Mágicos, Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Ensino de Matemática, Universidade Estadual Vale do Acaraú - CE, 1999. Huizinga,H. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura.Tradução: João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva,1971. Mendes, I. A. Matemática e Investigação em sala de aula: Tecendo redes cognitivas na aprendizagem. 2. ed. rev. e ampliada. São Paulo. Livraria da Física, 2009. Morin, E. Os sete saberes necessários a educação do futuro.2. Ed. São Paulo: Cortez; Brasilia, DF: UNESCO,2000. Morin, E. Introdução ao pensamento complexo. 3a ed. Lisboa (Portugal): Storia Editores Ltda; 2001. Oliveira, M. K. de. Vygotsky: Aprendizado e Desenvolvimento: Um Processo Sócio-Histórico (Pensamento e Ação no Magistério). SP: Editora Scipione, 1998. Souza, E. R.; Diniz, M. I. S. V.; Paulo, R. M.; Ochi, P. H., A Matemática das sete peças do tangram, 2ed IME-USP, 1997. Sudoku for Kids, vol 2, www.ActivityVillage.co.uk /www.SudokuforKids.com Copyright Lindsay Small 2005.
Cantidad de páginas
11