Estudo do conhecimento didático matemático de professores em um grupo colaborativo
Tipo de documento
Autores
Lista de autores
Fernandes, José y Barroso, Felipe
Resumen
Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo. Quanto ao público-alvo, este foi composto por quatro professores que participaram de um grupo colaborativo ao longo de um semestre. O construto teórico adotado foi a perspectiva do Conhecimento Didático-matemático do professor e os Critérios de Idoneidade Didática, ambos advindos do Enfoque Ontossemiótico. Os dados foram coletados através de observação, protocolos escritos e gravação de áudios e vídeos. As análises foram analisadas levando em consideração a idoneidade didática e seus respectivos componentes e indicadores. Os dados evidenciam que os critérios de idoneidade didática pode ser instrumentos importantes para guiar processos de formação continuada de professores que ensinam matemática.
Fecha
2021
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Continua | Didáctica francesa | Enfoque ontosemiótico | Observaciones de clase | Reflexión sobre la enseñanza
Enfoque
Nivel educativo
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Usuario
Título libro actas
Editores (actas)
Agudelo, Luz | Escobar, Diana | Flores, Rebeca | Granados, Edilma | Ocampo, María Camila | Sostenes-González, Horacio
Lista de editores (actas)
Flores, Rebeca, Sostenes-González, Horacio, Granados, Edilma, Ocampo, María Camila, Agudelo, Luz y Escobar, Diana
Editorial (actas)
Lugar (actas)
Rango páginas (actas)
449-460
ISBN (actas)
Referencias
Ball, D. L., Thames, M. H. y Phelps, G. (2008). Content knowledge for teaching. What makes it special? Journal of Teacher Education, 59(5), 389-407. Breda, A. (2019). Criterios valorativos y normativos en la didáctica de las matemáticas: genesisi y desarrollo de la idoneidad didáctica. ACTA LATINOAMERICANA DE MATEMÁTICA EDUCATIVA, 32(2), 440 - 447. Fiorentini, D. (2004). Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? En Fiorentini, D y Araújo, J. L. (Eds.), Pesquisa qualitativa em Educação Matemática (pp. 47-76). Autêntica. Font, V., Planas, N. y Godino, J. D. (2010). Modelo para el análisis didáctico en educación matemática. Infancia y Aprendizaje, 33(1), 89-105, 2010. Garnica, A. V. M. (2004). História Oral e educação Matemática. En Borba, M. C.; Araújo, J. L. (Eds.), Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática (pp. 77-98). Autêntica Godino, J. (2013). Indicadores de idoneidad didáctica de procesos de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática, San José, n. 11 , p. 111 - 132 , dic . 2013 Godino, J. D. (2009). Categorías de análisis de los conocimientos del profesor de matemáticas. UNIÓN, Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 20, 13-31. Godino, J. D., Batanero, C., y Font, V. (2007). The onto-semiotic approach to research in mathematics education. ZDM. The International Journal on Mathematics Education, 39 (1-2), 127-135. Palanch, W. B. L. y Manrique, A. L. (2016). Ações colaborativas universidade - escola: formação de professores que ensinam matemática em espaços colaborativos. Revista Eletrônica de Educação, 10,188-202 Pino-Fan, L., Font, V. y Godino, J. D. (2014). El conocimiento didáctico-matemático de los profesores: pautas y criterios para su evaluación y desarrollo. En C. Dolores, M. García, J. Hernández, y L. Sosa (Eds.), Matemática Educativa: La formación de profesores (pp. 137 – 151). México, D. F.: Ediciones D. D. S. y Universidad Autónoma de Guerrero. Pino-Fan, L. y Godino, J. (2015). Perspectiva ampliada del conocimiento didáctico-matemático del profesor. PARADIGMA, 36(1), 87-109 Sbt. Pirámide de Teotihuacán. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yiWDiLpn8dg. Acesso em 23 de Ago de 2018. Schoenfeld, A., y Kilpatrick, J. (2008). Towards a theory of profiency in teaching mathematics. En D. Tirosh, y T. L. Wood (Eds.), Tools and processes in mathematics teacher education (pp. 321-354) Rotterdam: Sense Publishers. Scholz, O. y Montiel, G. (2017). Problematización de la trigonometría en la génesis histórica de la trigonometría. Acta Latinoamericana de Matemática Educativa 30, 1018-1026. Shulman, L. S. (1986). Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 15(2), 4 - 14. Shulman, L. S. (1987). Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, 57(1), 1-22. Silva, J. F. da, y Manrique, A. L. (2021). Reflexiones emergentes de prácticas de un grupo colaborativo de profesores sobre los conocimientos necesarios para enseñar matemática. PARADIGMA, 42 (e2), 269-290. Tinti, D., y Silva, J. (2021). A extensão universitária como possibilidade de constituição de espaços colaborativos para a formação de professores que ensinam matemática. Com a Palavra, O Professor, 6(14), 337-352.
Proyectos
Cantidad de páginas
12