Jogo computacional e resolução de problemas: três estudos de casos
Tipo de documento
Lista de autores
Althaus, Neiva, Dullius, Maria Madalena y Pontes, Nelia Maria
Resumen
Este trabalho faz parte de uma dissertação desenvolvida com o objetivo de promover a integração da resolução de problemas nas aulas de matemática com a utilização pedagógica de recursos tecnológicos na aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental de três escolas do Vale do Taquari/RS - Brasil. Para tanto, foi baseado em referencias sobre resolução de problemas e jogos computacionais, dispostos em uma plataforma Moodle. A abordagem metodológica está embasada em estudo de caso qualitativo para a análise da contribuição das tecnologias no processo de ensino da matemática. Ao concluir a pesquisa, pode ser verificado que os estudantes recorreram aos aplicativos disponíveis no computador e conhecidos por eles para a criação de uma estratégia ao resolver os problemas que lhes foram propostos.
Fecha
2016
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Estrategias de solución | Estudio de casos | Software | Tareas
Enfoque
Nivel educativo
Idioma
Revisado por pares
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Referencias
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