Jogos e simulações digitais na prática de ensino de professores de matemática
Tipo de documento
Autores
Lista de autores
Tenório, André, Oliveira, Fabiana y Tenório, Thaís
Resumen
Jogos e simulações digitais são recursos dinâmicos capazes de contribuir para o processo ensino-aprendizagem. O emprego dessas tecnologias foi investigado com base nas percepções, colhidas por meio de questionário, de sessenta e dois professores de matemática do estado do Rio de Janeiro. A frequência, as formas e as motivações de uso de jogos e simulações digitais foram analisadas. Para os respondentes, esses recursos poderiam estimular os alunos a estudarem e facilitar a aprendizagem em todos os campos da matemática, especialmente, em geometria. A incorporação em aulas, contudo, deveria ser planejada e ter relação com o conteúdo corrente para não banalizar a utilização. Embora os professores tenham indicado diversas vantagens em empregar jogos e simulações digitais em aulas, muitos nunca os aproveitaram. Entre os usuários, a frequência com que os aplicavam era esporádica, mesmo em escolas com laboratório de informática. Uma das principais razões para a baixa inserção seria a falta de conhecimento de plataformas de jogos e simulações, além do pouco tempo para experimentar inovações devido à alta carga horária e ao grande número de turmas. A promoção de cursos de capacitação profissional gratuitos seria uma medida importante para impulsionar a adoção de tecnologias pelos professores.
Fecha
2015
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Computadores | Gestión de aula | Otro (geometría) | Software
Enfoque
Nivel educativo
Educación media, bachillerato, secundaria superior (16 a 18 años) | Educación primaria, escuela elemental (6 a 12 años) | Educación secundaria básica (12 a 16 años)
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Volumen
5
Número
3
Rango páginas (artículo)
103-116
ISSN
22382380
Referencias
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