O jogo digital Quiz PG nas aulas de Matemática: possibilidades para o ensino e aprendizagem de progressão geométrica
Tipo de documento
Autores
Lista de autores
Costa, Williane y Alves, Carloney
Resumen
Este artigo, fruto de uma dissertação de mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/UFAL), traz resultados de um estudo de caráter exploratório do tipo participante, com abordagem qualitativa sobre o uso dos jogos digitais como ambientes interativos de aprendizagem, com o objetivo de analisar quais resultados o jogo digital Quiz PG pode produzir a partir da sua utilização didática para o aprendizado do conteúdo de Progressão Geométrica (P.G.). Desta feita, a pesquisa buscou responder o seguinte questionamento: Quais resultados o jogo digital Quiz PG pode produzir a partir da sua utilização didática para o aprendizado do conteúdo de Progressão Geométrica (P.G.)? Ademais, este estudo explicita o jogo digital Quiz PG que foi desenvolvido pelos autores por meio da linguagem de programação do App Inventor 2 e utilizado numa turma da primeira série do ensino médio, no intuito de contribuir para o ensino e aprendizagem de Progressão Geométrica. Os resultados da pesquisa apontam para uma gama de possibilidades do uso de jogos digitais em prol do ensino e aprendizagem de Matemática. Além disto, compreendemos que tanto os jogos educacionais quanto os comerciais são ambientes interativos que podem proporcionar boas aprendizagens, ambientes que precisam ser mais explorados por professores e alunos nas aulas de Matemática.
Fecha
2021
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Gestión de aula | Otro (geometría) | Reflexión sobre la enseñanza | Software
Enfoque
Nivel educativo
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Referencias
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