Possibilidades de inovação pedagógica com jogos digitais: o que pensam professores de matemática em formação continuada
Tipo de documento
Lista de autores
Lobo-da-Costa, Nielce Meneguelo, Araujo, Hugo y Barboza, Janaína
Resumen
Este artigo relata pesquisa cujo objetivo é compreender como professores-participantes de uma formação continuada percebem o uso de jogos digitais no ensino de Matemática. Huizinga, Rosado, Macedo e Imbernón fornecem aporte teórico. A metodologia qualitativa é o Design-Based Research, com coleta feita por questionários, gravações, materiais produzidos; entrevista semiestruturada e observação. A análise é interpretativa, com categorias definidas a posteriori. No texto discute-se resultados relativos às plataformas consideradas pelos professoresparticipantes como as mais adequadas, os jogos digitais experimentados e os aspectos apontados pelos professores como profícuos para a inovação da aula de Matemática. Em conclusão, os professores-participantes consideraram jogos digitais como uteis para inovar a prática docente, entretanto dependem da mediação do professor. Para eles, jogos digitais se prestam a aplicação de conteúdos matemáticos já conhecidos e não para a introdução de novos.
Fecha
2021
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Continua | Cuestionarios | Desarrollo del profesor | Observaciones de clase | Software | Tipos de metodología
Enfoque
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Usuario
Título libro actas
Editores (actas)
Agudelo, Luz | Escobar, Diana | Flores, Rebeca | Granados, Edilma | Ocampo, María Camila | Sostenes-González, Horacio
Lista de editores (actas)
Flores, Rebeca, Sostenes-González, Horacio, Granados, Edilma, Ocampo, María Camila, Agudelo, Luz y Escobar, Diana
Editorial (actas)
Lugar (actas)
Rango páginas (actas)
617-627
ISBN (actas)
Referencias
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11