Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

O ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas e os processos cognitivos superiores

Zuffi, Edna Maura; Onuchic, Lourdes (2007). O ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas e os processos cognitivos superiores. UNIÓN. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 11, pp. 79-97 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

126Kb

Resumen

Neste trabalho apresentamos uma experiência de prática contínua da metodologia de ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas, em uma escola pública do ensino médio, no Brasil. Apresentamos dados coletados em observações filmadas em sala de aula e através de entrevistas com a professora parceira. Concluímos pela viabilidade de tal metodologia para a realidade cultural das salas de aula de nossas escolas públicas, com melhorias no que diz respeito à aprendizagem dos alunos e o favorecimento de aspectos metacognitivos, ligados a processos mentais superiores.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:04. Alumno > Diversidad > Cultura-religión
10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipos de estudio > Experimento de enseñanza
10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Planteamiento de problemas
10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > Contextos
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:14739
Depositado Por:Monitor Funes 1
Depositado En:14 Ago 2020 01:40
Fecha de Modificación Más Reciente:14 Ago 2020 01:40
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario