Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Técnicas geométricas com argolas: explorando a matemática da bandeira do brasil

de Souza, Leandro Carlos; Fregni, Abigail (2013). Técnicas geométricas com argolas: explorando a matemática da bandeira do brasil. En SEMUR, Sociedad de Educación Matemática Uruguaya (Ed.), VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (pp. 646-650). Montevideo, Uruguay: SEMUR.

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

163Kb

URL Oficial: http://cibem.org/

Resumen

Com ênfase no ensino da álgebra após a decadência da matemática moderna houve uma defasagem no ensino da geometria nas escolas. Objetiva-se com esta Oficina desenvolver técnicas de Origami para o ensino da geometria via recortes com argolas de papel A4 trabalhando ideias sobre quadriláteros e explorando um pouco a matemática da bandeira do Brasil. A oficina se dará em dois momentos onde estaremos a produzir figuras geométricas e estimular a criatividade dos participantes, trabalhando a geometria da bandeira do Brasil. Inicialmente estaremos a construir pensamentos sobre o ensino de geometria através do método dialógico. No segundo momento desenvolveremos a ideia das argolas construindo figuras geométricas e explorando a atividade com a bandeira do Brasil. As atividades serão desenvolvidas todas em papel A4 colorido facilitando a visualização das figuras construídas e estudadas.

Tipo de Registro:Contribución a Actas de Congreso
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Pensamiento matemático
13. Matemáticas escolares > Geometría > Formas geométricas
06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Aplicación
Nivel Educativo:Todos los niveles educativos
Código ID:17970
Depositado Por:Monitor Funes 1
Depositado En:03 Ago 2020 00:53
Fecha de Modificación Más Reciente:03 Ago 2020 00:53
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario