de Souza, Leandro Carlos; Fregni, Abigail (2013). Técnicas geométricas com argolas: explorando a matemática da bandeira do brasil. En SEMUR, Sociedad de Educación Matemática Uruguaya (Ed.), VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (pp. 646-650). Montevideo, Uruguay: SEMUR.
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 163Kb |
URL Oficial: http://cibem.org/
Resumen
Com ênfase no ensino da álgebra após a decadência da matemática moderna houve uma defasagem no ensino da geometria nas escolas. Objetiva-se com esta Oficina desenvolver técnicas de Origami para o ensino da geometria via recortes com argolas de papel A4 trabalhando ideias sobre quadriláteros e explorando um pouco a matemática da bandeira do Brasil. A oficina se dará em dois momentos onde estaremos a produzir figuras geométricas e estimular a criatividade dos participantes, trabalhando a geometria da bandeira do Brasil. Inicialmente estaremos a construir pensamentos sobre o ensino de geometria através do método dialógico. No segundo momento desenvolveremos a ideia das argolas construindo figuras geométricas e explorando a atividade com a bandeira do Brasil. As atividades serão desenvolvidas todas em papel A4 colorido facilitando a visualização das figuras construídas e estudadas.
Tipo de Registro: | Contribución a Actas de Congreso |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula 06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Pensamiento matemático 13. Matemáticas escolares > Geometría > Formas geométricas 06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Aplicación |
Nivel Educativo: | Todos los niveles educativos |
Código ID: | 17970 |
Depositado Por: | Monitor Funes 1 |
Depositado En: | 03 Ago 2020 00:53 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 03 Ago 2020 00:53 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento