Sodré, Gleison de Jesus Marinho; Guerra, Renato Borges (2018). O ciclo investigativo de modelagem matemática. Educação Matemática Pesquisa, 20(3), pp. 239-262 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 496Kb |
URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index
Resumen
Este texto trata de parte de uma investigação sobre o problema da infraestrutura de conhecimentos necessária para o desenvolvimento da modelagem matemática escolar sobre problemas em contexto. Para isso é proposto o ciclo investigativo de modelagem matemática como dispositivo inspirado nos cinco gestos que caracterizam uma verdadeira pesquisa a luz da teoria antropológica do didático. Resultados obtidos a partir da analise empírica sobre um problema em contexto, mostram a potencialidade do ciclo investigativo de modelagem matemática para aquisições de novos saberes úteis, senão indispensáveis a professores em formação, bem como encaminha futura investigação.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Modelización 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Empírico 05. Profesor > Formación de profesores > Inicial 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Planteamiento de problemas |
Nivel Educativo: | Todos los niveles educativos |
Código ID: | 27883 |
Depositado Por: | Monitor Funes 6 |
Depositado En: | 09 Jul 2022 12:47 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 09 Jul 2022 12:47 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento