Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Leitura e escrita na matemática: considerações sobre alfabetização, letramento e numeramento no ensino de matemática

Meira, Janeisi; Medeiros, Robson; Silveira, Marisa (2015). Leitura e escrita na matemática: considerações sobre alfabetização, letramento e numeramento no ensino de matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, 4(6), pp. 66-78 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

116Kb

URL Oficial: http://revista.unespar.edu.br/index.php/rpem/issue...

Resumen

No presente trabalho apresentamos uma análise da interface entre leitura e escrita na matemática, procurando esclarecer que o termo alfabetização não deve ser considerado apenas para o ensino de língua materna, pois se busca o ensino por meio do par letramento-numeramento em que se deve reconhecer que esses processos ocorrem paralelamente. Salientamos que o procedimento de seguir regras acontece tanto na língua natural como na matemática e convergem para a aprendizagem de ambas. Conclui-se que as dificuldades com as habilidades em domínio de conceitos matemáticos são oriundas da falta de domínio da leitura e escrita nos processos de ensino e de aprendizagem da matemática.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:10. Otras nociones de Educación Matemática > Sistemas de representación > Verbal
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza
06. Aprendizaje > Cognición > Dificultades
10. Otras nociones de Educación Matemática > Sistemas de representación > Numérico
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas
Nivel Educativo:Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:29889
Depositado Por:Monitor Funes 8
Depositado En:20 Jul 2022 21:52
Fecha de Modificación Más Reciente:20 Jul 2022 21:52
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario