Meira, Janeisi; Medeiros, Robson; Silveira, Marisa (2015). Leitura e escrita na matemática: considerações sobre alfabetização, letramento e numeramento no ensino de matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, 4(6), pp. 66-78 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 116Kb |
URL Oficial: http://revista.unespar.edu.br/index.php/rpem/issue...
Resumen
No presente trabalho apresentamos uma análise da interface entre leitura e escrita na matemática, procurando esclarecer que o termo alfabetização não deve ser considerado apenas para o ensino de língua materna, pois se busca o ensino por meio do par letramento-numeramento em que se deve reconhecer que esses processos ocorrem paralelamente. Salientamos que o procedimento de seguir regras acontece tanto na língua natural como na matemática e convergem para a aprendizagem de ambas. Conclui-se que as dificuldades com as habilidades em domínio de conceitos matemáticos são oriundas da falta de domínio da leitura e escrita nos processos de ensino e de aprendizagem da matemática.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 10. Otras nociones de Educación Matemática > Sistemas de representación > Verbal 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Análisis y reflexión sobre la enseñanza 06. Aprendizaje > Cognición > Dificultades 10. Otras nociones de Educación Matemática > Sistemas de representación > Numérico 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas |
Nivel Educativo: | Educación Primaria (7-12 años) |
Código ID: | 29889 |
Depositado Por: | Monitor Funes 8 |
Depositado En: | 20 Jul 2022 21:52 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 20 Jul 2022 21:52 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento