Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Trabalho colaborativo na formação inicial do professor que ensina matemática

Costa, Lucélida de Fátima Maia da (2020). Trabalho colaborativo na formação inicial do professor que ensina matemática. REnCiMa. Revista de Ensino de Ciéncias e Matemática, 11(7), pp. 421-437 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

213Kb

URL Oficial: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/...

Resumen

Nesse artigo apresenta-se e discute-se resultados de uma pesquisa qualitativa realizada com o objetivo de analisar as aprendizagens resultantes de um estudo desenvolvido com acadêmicos dos cursos de licenciatura em matemática e Pedagogia que atuam juntos no planejamento, elaboração e desenvolvimento de oficinas matemáticas para alunos do Ensino Fundamental, priorizando o trabalho colaborativo e a prática reflexiva voltada ao ensino de matemática. Os sujeitos da pesquisa são quatro licenciandos de um curso de licenciatura em matemática e três de Pedagogia, da Universidade do Estado do Amazonas. entrevistas, elaboração de oficinas e rodas de diálogos foram as estratégias metodológicas para a construção dos dados da pesquisa que foram analisados por meio de uma triangulação. os resultados obtidos indicam que o trabalho colaborativo pode fortalecer as aprendizagens e aproximar cursos que formam profissionais para o ensino de matemática.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Contenidos
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > Metodología de trabajo en el aula
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > Entrevistas
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Fundamentos de la Educación Matemática > Pedagogía
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > Grabaciones
05. Profesor > Formación de profesores > Inicial
Nivel Educativo:Título de grado universitario
Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:31912
Depositado Por:Maritza Ruth Buitrago
Depositado En:29 May 2023 09:16
Fecha de Modificación Más Reciente:29 May 2023 09:16
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario