Aspetos da rigidez e atomização da matemática escolar no ensino de Portugal e Espanha: análise de um questionário
Tipo de documento
Autores
Casas, José Manuel | Fonseca, Cecilio | Gascón, Josep | Lucas, Catarina
Lista de autores
Lucas, Catarina, Fonseca, Cecilio, Gascón, Josep y Casas, José Manuel
Resumen
Com a finalidade de avaliar a rigidez e a atomização das praxeologias matemáticas escolares no ensino secundário ibérico definimos, a priori, cinco conjeturas à luz da Teoria Antropológica do Didático (TAD). Estudamos empiricamente a veracidade dessas hipóteses nos sistemas educativos português e espanhol, através da aplicação de um questionário constituído quer por questões habituais, quer por questões menos usuais a duas amostras de estudantes de Portugal e de Espanha. A análise e a avaliação dos resultados conduziram-nos à conclusão de que existe um fenômeno didático que se manifesta na elevada fragmentação das tarefas que habitualmente são propostas aos alunos do ensino secundário, falta de conexão entre os conteúdos, inexistência de questionamento e de justificação das técnicas utilizadas.
Fecha
2014
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Contenido | Empírica | Encuestas | Tareas | Tipos de evaluación
Enfoque
Nivel educativo
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Referencias
BARQUERO, B. (2009). Ecología de la modelización matemática en la enseñanza universitaria de las matemáticas. Tesis doctoral. Universitat Autònoma de Barcelona. CHEVALLARD, Y. (1996). La fonction professorale: esquisse d’un modèle didactique. En R. Noirfalise y M-J. Perrin-Glorian (coord.), Actes de l’École d’Été de didactique des mathématiques (pp. 83-122). Saint-Sauves d’Auvergne, 1995. (1999). L’analyse des pratiques enseignantes en théorie anthropologique du didactique. Recherches en Didactique des Mathématiques, Grenoble: La Pensée Sauvage, v. 19, n. 2, p. 221-266.(2002a). Organiser l'étude 1. Structures et fonctions, in Dorier J.-L. et al. (eds) Actes de la 11e École d'Été de didactique des mathématiques (pp. 3-22). Grenoble: La Pensée Sauvage.(2002b). Organiser l’étude. 3. Écologie & régulation, in Dorier, J.-L. et al. (eds) Actes de la 11e École d'Été de didactique des mathématiques (pp. 41-56). Grenoble: La Pensée Sauvage,. BOSCH, M. & GASCÓN, J. (1997). Estudiar matemáticas. El eslabón perdido entre la enseñanza y el aprendizaje. Barcelona: ICE/Horsori. [Existe tradução em português: Estudar Matemáticas. O elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre (Brasil): Artmed Editora, 2001]. FONSECA, C. (2004). Discontinuidades matemáticas y didácticas entre la Secundaria y la Universidad. Tesis doctoral. Universidad de Vigo. GARCÍA, F. J. (2005). La modelización como herramienta de articulación de la matemática escolar. De la proporcionalidad a las relaciones funcionales. Tesis doctoral. Universidad de Jaén. GASCÓN, J. (1999). Fenómenos y problemas en didáctica de las matemáticas. En Ortega, T. (Editor): Actas del III Simposio de la SEIEM, (pp. 129-150). Valladolid.(2003). From the cognitive to the epistemological program in the didactics of mathematics: two incommensurable scientific research programs. For the learning of mathematics, 23(2), p. 44-55.(2004). El problema de la articulación del currículo de matemáticas. Curso de doctorado, Departamento de Matemáticas, Universidad Autónoma de Barcelona (inédito). LUCAS, C. (2010). Organizaciones Matemáticas Locales Relativamente Completas. Memoria de investigación, Diploma de Estudios Avanzados. Universidad de Vigo. FONSECA, C.; GASCÓN, J. & CASAS, J. (no prelo). O Fenômeno Didático Institucional da Rigidez e a Atomização das Organizações Matemáticas Escolares. Bolema (Boletim de Educação Matemática) (aceite em Setembro de 2013). RUIZ-HIGUERAS, L., ESTEPA A. & GARCÍA F. J. (2007). Sociedad, Escuela y Matemáticas. Aportaciones de la Teoría Antropológica de lo Didáctico (TAD), Jaén: Publicaciones de la Diputación de Jaén, Servicio de Publicaciones. Universidad de Jaén. RUIZ-MUNZÓN, N. (2010). La introducción del álgebra elemental y su desarrollo hacia la modelización funcional. Tesis doctoral. Universitat Autònoma de Barcelona. SERRANO, L. (2013). La modelización matemática en los estudios universitarios de economía y empresa: análisis ecológico y propuesta didáctica. Tesis doctoral. Universitat Ramon Llull.