Contribuições ao design instrucional e à cyberformação por meio do feedback de estudantes sobre HQs matemáticas interativas
Tipo de documento
Autores
Lista de autores
Rosa, Maurício y Pazuch, Vinícius
Resumen
Essa pesquisa objetivou analisar o processo de construção de Histórias em Quadrinhos (HQs) Matemáticas Interativas, tomando-as como materiais educacionais matemáticos digitais. Esse artigo centra-se no feedback apresentado por estudantes de matemática em relação às HQs Interativas, no momento de produção de dados, como fase condicionante para o processo de construção (design) das HQs e como forma de identifi cação das potencialidades que um produto digital pode produzir em termos do processo educacional matemático. Este processo, a nosso ver, culmina na produção de indícios para a concepção de Cyberformação (formação com o trabalho com tecnologias, na qual a construção de ideias matemáticas com Tecnologias Digitais se torna um fator fundamental para a produção do conhecimento), decorrentes desta vivência em formação inicial dos estudantes de Cálculo Diferencial e Integral, participantes da investigação. Nesse ínterim, ressaltamos que: o feedback de HQs interativas como processo depurativo permite a visualização de erros e a avaliação da própria experiência interativa/cognitiva. Esse feedback como ação de aprendizagem, possibilita que os aspectos cognitivos em relação aos conceitos matemáticos sejam salientados, bem como outras possibilidades propiciadas pelas HQs em termos de interação e vivência. Também, o feedback tomado como experiência estética, evidencia a ampliação de processo imaginativo matemático relacionado ao processo lúdico encontrado na HQ e, por último, como processo cyberformativo, gerado pela totalidade compreensiva da HQ, apresenta aspectos matemáticos, pedagógicos, tecnológicos e lúdicos que se mostram como possibilidade formativa a partir do ser-com, pensar-com e saber-fazer-com-a-HQ-Interativa.
Fecha
2014
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Cálculo | Errores | Historia de la Educación Matemática | Inicial | Otro (recursos didácticos)
Enfoque
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Volumen
16
Número
4
Rango páginas (artículo)
138-160
ISSN
21787727
Referencias
ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1998. BICUDO, M. A. V. Experiência e experiência vivida In: TOURINHO, C.; BICUDO, M. A. V. (Org.) A Fenomenologia e seus influxos. Rio de Janeiro: Booklink, 2010. BICUDO, M. A. V.; ROSA, M. Realidade e Cibermundo: horizontes fi losófi cos e educacionais antevistos. Canoas: Editora da ULBRA, 2010. CAMPOS, F.; CAMPOS, G. H. B. Design Instrucional, Novas Tecnologias e Desenvolvimento de Software Educacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 8. 1997, São José dos Campos, SP – Anais..., São José dos Campos, SP, Brasil, Novembro, 1997, p.289-311. CARVALHO, F. S. de; HAGUENAUER, C. J.; VICTORINO, A. L. Q. Utilização de Jogos Interativos no Ensino a Distância Via Internet. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 12., 2005, Florianópolis – Anais eletrônicos... Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2005. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2006. FILATRO, A. Design Instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008. FREITAS, D. S. A construção de vídeos com YouTube: contribuições para o ensino e aprendizagem de matemática. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) –ULBRA, Canoas, 2012. HUIZINGA, J. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 1980. LÉVY, P. Cibercultura. Tradução: Carlos Irineu da Costa. 2.ed. São Paulo: Editora 34, 1999. MALTEMPI, M. V. Construcionismo: pano de fundo para pesquisas em informática aplicada à Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004. p.264-282. MURRAY, J. H. Hamlet on the Holodeck: The future of narrative in cyberspace. New York: Free Press, 1997. NUNES, J. A. Design Instrucional de Atividades sobre Funções Trigonométricas com Calculadoras Gráficas. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Luterana do Brasil, 2011. PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. RICHIT, A. Apropriação do conhecimento pedagógico-tecnológico em Matemática e a formação continuada de professores. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2010. ROSA, M. A Construção de Identidades Online por meio do Role Playing Game: relações com o ensino e aprendizagem de matemática em um curso á distância. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – UNESP, Rio Claro, 2008. ______. Cultura Digital, Práticas Educativas e Experiências Estéticas: interconexões com a Cyberformação de Professores de Matemática. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 34., 2011, Natal, RN. Anais... Natal, RN: ANPED, 2011. ______. Cyberformação com Professores de Matemática: interconexões com experiências estéticas na cultura digital. In: ROSA, M.; BAIRRAL, M.A.; AMARAL, R.B. (Org.). Educação matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância: pesquisas contemporâneas. Campinas, SP: Papirus, 2014. (submetido) ______. Role Playing Game Eletrônico: uma tecnologia lúdica para aprender e ensinar matemática. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2004. ROSA, M.; DALLA VECCHIA, R. A Construção de Narrativas Digitais: contribuições à Educação Matemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 2009, Itapetinga, DF. Anais... Itapetinga, DF: SBEM, 2009. ROSA, M.; MALTEMPI, M. V. The Seen Playfulness as Aspect of the Distance Education. In: ANNUAL IRMA INTERNATIONAL CONFERENCE, 17., 2006, Washington – Proceedings ... Washington: Idea Group Publishing, 2006b. 1 CD-ROM. ROSA, M.; PAZUCH, V. O feedback de estudantes sobre HQs matemáticas interativas: contribuições ao design instrucional. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2012, Petrópolis, RJ. Anais... Petrópolis, RJ: SBEM, 2012. ROSA, M.; SEIBERT, L. G. Instrumentos de avaliação que preveem o uso da HP 50g: design e aplicação. In: GROENWALD, C. L. O.; ROSA, M. (Org.). Educação Matemática e Calculadoras: teoria e prática. Canoas: ULBRA, 2010. p.45-73. VALENTE, J. A. A Espiral da Aprendizagem e as Tecnologias da Informação e Comunicação: Repensando Conceitos. In: JOLY, M. C. R. A. (Org.) A Tecnologia no Ensino: Implicações para a aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. p.1534.