Heranças histórico-epistemológicas da modelagem matemática financeira escolar
Tipo de documento
Lista de autores
Sodré, Gleison de Jesus Marinho
Resumen
Este artigo objetiva evidenciar a problemática da transposição didática sobre a modelagem matemática financeira escolar a partir de versões dessa prática em fragmentos histórico-epistemológicos de obras de diferentes temporalidades. Para isso, descrevemos uma trajetória dessas práticas a partir de obras de diferentes contextos de produção social do cálculo de juros para o ensino, a fim de verificar a transposição didática dessa prática como produto de uma modelagem matemática específica à luz de recursos teórico-metodológicos da teoria antropológica do didático. Foram analisados fragmentos empíricos concernentes à formação inicial de professores a partir de problemáticas sobre o modelo matemático de financiamento em prestações fixas. Os resultados pontuados confirmam a hipótese da existência de uma prática social de modelagem matemática financeira que, em muitos aspectos, é preservada na instituição escolar. Esses resultados indicam possibilidades para responder, embora parcialmente, às problemáticas de interesse da teoria antropológica do didático, bem como estimulam futuras pesquisas sobre a história social de praxeologias para o ensino.
Fecha
2021
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Epistemología | Historia de la Educación Matemática | Inicial | Modelización | Teórica
Enfoque
Nivel educativo
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Volumen
12
Número
5
Rango páginas (artículo)
1-25
Referencias
BARQUERO, B. Ecología de la modelización matemática en la enseñanza universitaria de las matemáticas. 2009. Tesis doctoral. Departament de Matemàtiques. Universitat Autònoma de Barcelona. BERTHOUD-FABRY, Pierre-Frédéric. Traité, ou cours complet d'arithmétique raisonnée. Berne, 1829. BOLEA, M. P. El proceso de algebrización de organizaciones matemáticas escolares. [Trabajo de Tesis Doctoral, Universidad de Zaragoza, 2002]. BOSCH, M.; CHEVALLARD, Y.; GASCÓN, J. Science or magic? the use of models and theories in didactics of mathematics. Proceedings of the fourth congress of the european society for research in mathematics education, 2006. BOSCH, M.; GARCÍA, F. J.; GASCÓN, J.; RUIZ HIGUERAS, L. La modelización matemática y el problema de la articulación de la matemática escolar. Una propuesta desde la teoría antropológica de lo didáctico. Educación Matemática, v. 18, n. 2, p. 37-74, 2006. BOURDIEU, P. Esboço de uma teoria da prática: precedido de três estudos de etnologia kabila. Oeiras: Celta, 2002 [1972]. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2012. BURAT, É. Traité d'algèbre élémentaire, à l'usage dês lycées, dês collèges et des candidats à l'école militaire de Saint-Cyr. Paris: Librairie Classique d’Eugène Belin, (1876). CHEVALLARD, Y. Le passage de l’arithmétique à l’algèbre dans l’enseignement des mathématiques au collège. Petit X, vol, 19, num.19, p.43–72, 1989. CHEVALLARD, Y. L‘analise des pratiques enseignantes em theórie anthopologique du didactique, recherches em didactiques des mathematiques. La Pensée Sauvage Éd