O fenômeno didático institucional da rigidez e a atomização das organizações matemáticas escolares
Tipo de documento
Lista de autores
Lucas, Catarina, Fonseca, Cecilio, Gascón, Josep y Casas-Rosal, José Carlos
Resumen
Nesta investigação estudamos um fenômeno didático complexo que se manifesta na desconexão dos conteúdos matemáticos que constituem o programa oficial do ensino secundário/médio e que está fortemente relacionado com a rigidez e a atomização da Matemática escolar. Para tal estudo utilizamos as ferramentas teóricas e metodológicas que nos proporciona a Teoria Antropológica do Didático (TAD) cujo objeto primário de investigação é a análise da atividade matemática escolar institucional. Assim, realizamos estudos exploratórios nos manuais escolares de Matemática do ensino secundário de Portugal e da Espanha, contrastando e comprovando cinco conjeturas relacionadas, por exemplo, com a ausência de questionamento e justificação das técnicas utilizadas. Concluimos que nestes países as praxeologias matemáticas apresentam-se desarticuladas, rígidas, e, consequentemente, surgem isoladas atividades de modelagem matemática nas instituições escolares.
Fecha
2014
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Álgebra | Didáctica francesa | Libros de texto | Otro (tipos estudio) | Tareas
Enfoque
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Volumen
28
Número
50
Rango páginas (artículo)
1327-1347
ISSN
19804415
Referencias
ARTIGUE, M. De la compréhension des processus d’apprentissage a la conception de processus d’enseignement, Documenta Mathematica. Bielefeld (Germany). Extra Volume ICM, III, p. 723- 733. 1998. BARQUERO, B. Ecología de la modelización matemática en la enseñanza universitaria de las matemáticas. 2009. 537 p. Tesis (Doctoral en Matemáticas) – Departamento de Matemática, Universitat Autónoma de Barcelona, Barcelona, 2009. BLUM, W.; GALBRAITH, P. L.; HENN, H.-W.; NISS, M. Modelling and applications in mathematics education: the 14th ICMI study. New ICMI Study Series Volume 10. ZDM The International Journal on Mathematics Education, Karlsruhe (Germany). v. 40, n. 2, p. 337-340, May. 2008. BOSCH, M.; FONSECA, C.; GASCÓN, J. Incompletitud de las organizaciones matemáticas locales en las instituciones escolares. Recherches en Didactique des Mathématiques, Grenoble: Sauvage, v. 24, n. 2-3, p. 205-250, 4º trimestre. 2004. BROUSSEAU, G. Theory of Didactical Situations in Mathematics. Didactique des mathématiques, 1970-1990. (N. Balacheff, R. Sutherland, & V. Warfield, Eds.) Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1997. CHEVALLARD, Y. L’analyse des pratiques enseignantes en théorie anthropologique du didactique. Recherches en Didactique des Mathématiques, Grenoble: La Pensée Sauvage, v. 19, n. 2, p. 221- 266, Août. 1999. CHEVALLARD, Y. La place des mathématiques vivantes dans l’éducation secondaire : transposition didactique et nouvelle épistémologie scolaire. In : DUCOURTIOUX, C.; HENNEQUIN, P.-L. (Ed.).La place des mathématiques vivantes dans l’enseignement secondaire. Publications de l’APMEP,. Paris: APMEP. 2005. p. 239-263 CHEVALLARD, Y.; BOSCH, M.; GASCÓN, J. Estudiar matemáticas. El eslabón perdido entre la enseñanza y el aprendizaje, Barcelona: ICE/Horsori, 1997. (Existe tradução em português: Estudar Matemáticas. O elo perdido entre o ensino e a aprendizagem, Porto Alegre (Brasil) Artmed Editora, 2001). DREYFUS, T. Advanced Mathematical Thinking Processes, In David Tall (Ed.). Advanced Mathematical Thinking, Dordrecht: Kluwer, 1991. p. 25-41. DUBINSKY, E. Reflective Abstraction in Advanced Mathematical Thinking, In: David Tall (Ed.).Advanced Mathematical Thinking, Dordrecht: Kluwer, 1991. p. 95-123. FONSECA, C. Discontinuidades matemáticas y didácticas entre la Secundaria y la Universidad. 2004. 263 p. Tesis (Doctoral en Ciencias Matemáticas) – Departamento de Matemática Aplicada I, Universidad de Vigo, Vigo, 2004. GASCÓN, J. Evolución de la didáctica de las matemáticas como disciplina científica. Recherches en Didactique des Mathématiques, Grenoble: La Pensée Sauvage, v. 18, n. 1, p. 7-34, Avril. 1998. GASCÓN, J. From the cognitive to the epistemological program in the didactics of mathematics: two incommensurable scientific research programs. For the learning of mathematics, v. 23, n. 2, p. 44- 55, 2003. GRAY, E.; TALL, D. Duality, Ambiguity and Flexibility: A Proceptual View of Simple Arithmetic,Journal for Research in Mathematics Education, Reston (USA). v. 26, nº 2, p. 115-141. 1994. KAISER, G.; BLOMHØJ, M.; SRIRAMAN, B. A brief survey of the state of mathematical modeling around the world. ZDM The International Journal on Mathematics Education, Karlsrhue: Springer. v. 38, n.3, p. 212-213, June. 2006. LUCAS, C. Organizaciones Matemáticas Locales Relativamente Completas. 2010. 256 p. Tesina (Diploma de Estudios Avanzados: Programa Doctoral de Técnicas Matemáticas Avanzadas y sus Aplicaciones) – Departamento de Matemática Aplicada I, Universidad de Vigo, Vigo, 2010. PIAGET, J.The Principles of Genetic Epistemology, London: Routledge and Kegan Paul, 1972. PONTE, J. P.; MATOS, J. F. Processos cognitivos e interacções sociais nas investigações matemáticas. In: P. Abrantes, L. C. Leal,; J. P. Ponte (Ed.). Investigar para aprender matemática, Lisboa: APM e Projecto MPT, 1996. p. 119-137. RUIZ-MUNZÓN, N. La introducción del álgebra elemental y su desarrollo hacia la modelización funcional. 2010. 2 v. Tesis (Doctoral en Matemáticas) – Departamento de Matemática, Universitat Autónoma de Barcelona, Barcelona, 2010. SERRANO, L. La modelización matemática en los estudios universitarios de economía y empresa: análisis ecológico y propuesta didáctica. 2013. 363 p. Tesis (Doctoral en Estadística Aplicada) – Departamento de Estadística Aplicada, Universitat Ramon Llull, Barcelona, 2013. SFARD, A. On the Dual Nature of Mathematical Conceptions: Reflections on processes and objects as different sides of the same coin, Educational Studies in Mathematics, v. 22, nº 1, p. 1-36, February. 1991. SILVA, A.;VELOSO, E.; PORFÍRIO, J.; ABRANTES, P. O Currículo de Matemática e as Actividades de Investigação. In: P. ABRANTES. J. P. PONTE, H. FONSECA; L. BRUNHEIRA (Org.). Investigações matemáticas na aula e no currículo. Lisboa: APM e Projeto MPT, 1999. p. 69-85. TALL, D. Functions and Calculus, In: A. J. BISHOP et al. (Ed.). International Handbook of Mathematics Education, Dordrecht: Kluwer, 1996. p. 289-325.