Reconfiguração de polígonos para determinar a medida de sua área com uso do software GeoGebra
Tipo de documento
Lista de autores
Castillo, Melissa Denisse y Flores, Jesús Victoria
Resumen
Baseado na operação de reconfiguração que Duval (1994) propõe para o cálculo da medida da área de uma figura, este artigo apresenta uma proposta para abordar a reconfiguração de figuras bidimensionais usando o software GeoGebra. A fim de mostrar a relevância da proposta no ensino da Geometria, é apresentado um estudo com um grupo de alunos da sexta série do ensino fundamental (entre 11 e 12 anos de idade). Os resultados mostram o potencial do software para o reconhecimento de figuras com a mesma área, o uso da reconfiguração como uma operação que permite modificar uma figura em outro trabalho colaborativo e a motivação para a matemática. Conclui-se que a proposta é uma contribuição valiosa para o ensino de áreas em Geometria.
Fecha
2021
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Evolución histórica de conceptos | Formas geométricas | Magnitudes | Motivación | Software
Enfoque
Nivel educativo
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Referencias
Borja, I. (2015). Reconfiguración del trapecio para determinar la medida del área de dicho objeto matemático con estudiantes del segundo grado de Educación Secundaria. (Tesis de maestría). Pontificia Universidad Católica del Perú, Lima, Perú. Disponible en: http://tesis.pucp.edu.pe/repositorio/handle/123456789/6659 Castillo, M. (2018). Reconfiguración de polígonos para determinar la medida de su área con estudiantes de segundo grado de Educación Secundaria. (Tesis de maestría). Pontificia Universidad Católica del Perú, Lima, Perú. Disponible en: http://hdl.handle.net/20.500.12404/12068 Douady, R. & Perrin-Glorian, M. (1987). Un processus d’apprentissage du concept d’aire de surface plane. Cahier de didactique des mathematiques.37. IREM Université Paris 7. Disponible en: http://www.numdam.org/item/PSMIR_1987-1988___5_A3_0/ Duval, R. (1994). Les différents fonctionnements d’une figure dans une démarche géométrique. Repères-IREM, (17), pp. 121-138. Disponible en: https://publimath.univ-irem.fr/biblio/IWR97117.htm Duval, R. (2004). Semiosis y pensamiento humano. (Myriam Vega, trad.). Cali, Colombia: Universidad del Valle, Instituto de Educación y Pedagogía, Grupo de Educación Matemática. Duval, R. (2012a). Registro de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. Revista electrónica de Educación Matemática: Revemat, 7(2), 266-297. Disponible en: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n2p266 Duval, R. (2012b). Abordagem cognitiva de problema de Geometría em termos de congruencia. Revista electrónica de Educación Matemática: Revemat, 7(1), 118-138. Disponible en: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n1p118 Duval, R. (2006). Un tema crucial en la educación matemática: La habilidad para cambiar el registro de representación. La Gaceta de la RSME, 9(1), 143-168. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1984436 Herendiné, E. (2016). The level of understanding geometric measurement. Ninth Congress of the European Society of Research in Mathematics Education: CERME 9, febrero 2015, Prague, pp. 536-542. Ferreira, L. (2010). A construção do conceito de área e da relação entre área e perímetro no 3º ciclo do ensino fundamental: estudos sob a ótica da teoria dos campos conceituais. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Pernambuco. Recife, Brasil. Disponible en: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3972 Herendiné, E. (2016). The level of understanding geometric measurement. Ninth Congress of the European Society of Research in Mathematics Education: CERME 9, febrero 2015, Prague, pp. 536-542. Disponible en: https://hal.archives-ouvertes.fr/CERME9-TWG04/hal-01287005v1 Marmolejo, G. & Vega, M. (2012). La visualización en las figuras geométricas. Importancia y complejidad en su aprendizaje. Revista: Educación Matemática, 24(3), 7-32. Disponible en: http://somidem.com.mx/revista/vol24-3/ Ministerio de Educación (2015). Resolución Ministerial N° 199-2015. Lima. Disponible en: http://ccec.edu.pe/files/RM-199-2015-MINEDU-Modifica-DCN-2009.pdf Ministerio de Educación (2016). Unidad de Medición de la Calidad. Evaluación Censal de Estudiantes 2015. Informe para docentes. Segundo grado de secundaria. Recuperado de http://umc.minedu.gob.pe/wp-content/uploads/2016/03/Informe-para-el-docente-Matem%C3%A1tica_ECE-2015.pdf Ministerio de Educación (2017). Unidad de Medición de la Calidad. Evaluación Censal de Estudiantes 2016. Informe para docentes. Segundo grado de secundaria. Recuperado de http://umc.minedu.gob.pe/wp-content/uploads/2017/04/Informe-para-Docentes-Matem%C3%A1tica-ECE-2016-2.%C2%B0-grado-de-secundaria.pdf Moran, M. (2016). A influência dos diferentes registros figurais nos tratamentos de figuras e mobilizações em problemas de geometria. Comunicación presentada en el I Simpósio Latino-americano de Didática da Matemática, 01-06 de noviembre. Bonito: Mato Grosso do Sul. Ng, O. & Sinclair, N. (2015). Area Without Numbers: Using Touchscreen Dynamic Geometry to Reason About Shape, Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, (15)1, 84-101. Disponible en: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/14926156.2014.993048 Pessoa, G. (2010). Um estudo diagnóstico sobre o cálculo da área de figuras planas na malha quadriculada: influência de algumas variáveis. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Pernambuco. Recife, Brasil. Recuperado de http://repositorio.ufpe.br/bitstream/handle/123456789/3944/arquivo61_1.pdf?sequence=1&isAllowed=y Popoca, M. & Acuña, C. (2011). Cambios en figuras de área igual, conservación y relaciones figúrales. En P. Lestón (Ed.), Acta Latinoamericana de Matemática Educativa (24, 541-550). México, DF: Colegio Mexicano de Matemática Educativa A.C. y Comité Latinoamaricano de Matemática Educativa A.C. Recuperado de http://funes.uniandes.edu.co/4848/1/PopocaCambiosALME2011.pdf