Relações institucionais existentes para o ensino da noçâo intuitiva de conjuntos no ensino fundamental e médio no brasil
Tipo de documento
Autores
Lista de autores
Ávila, Ademir y Alves, Marlene
Resumen
Apresentamos nesse trabalho parte dos resultados da pesquisa sobre “Os sistemas tutoriais inteligentes no ensino de Álgebra Relacional e Banco de Dados Relacionais no Ensino Superior”. Considerando as dificuldades dos estudantes nas disciplinas de Álgebra Relacional e banco de dados relacionais e as necessidades de conhecimentos prévios sobre a noção intuitiva de conjuntos, suas operações e propriedades, iniciamos nossa pesquisa analisando como essa noção é trabalhada nos ensinos fundamental e médio para compreender quais as relações institucionais existentes e assim qual relação pessoal podemos esperar dos estudantes que iniciam os cursos superiores de tecnologia da informação.
Fecha
2014
Tipo de fecha
Estado publicación
Términos clave
Álgebra | Enfoques | Enseñanza | Organización y representación de datos | Teoría de conjuntos
Enfoque
Idioma
Revisado por pares
Formato del archivo
Editores (capítulo)
Lista de editores (capitulo)
Lestón, Patricia
Título del libro
Acta Latinoamericana de Matemática Educativa
Editorial (capítulo)
Lugar (capítulo)
Rango páginas (capítulo)
673-680
ISBN (capítulo)
Referencias
Chevallard,Y. (1992). Concepts fondamentaux de la didactique: perspectives apportées par une approche anthropologique. Recherches en didactique des mathématiques, La Pensée Sauvage, Grenoble, 12(1), 73-112. Chevallard,Y. (1994). Ostensifs et non-ostensifs dans l’activité mathématique. Acesso em 20 de janeiro de 2013 de http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=125. Chevallard Y. e Grenier, D.(1997). Le topos de l’ éleve. En Actes de la IX école d’ été de didactique des mathématiques de Houlgate (pp. 35-38). França: Houlgate. Chevallard, Y. (1998). Analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathématiques. In Actes de l’université d’été (pp. 91-120). La Pensée Sauvage: Grenoble. Dante, L. R. (2010). Matemática. São Paulo: Ática. Dante, L. R. (2008). Tudo é Matemática. São Paulo: Ática. Douady, R. (1984). Jeux de cadre et dialectique outil objet dans l’enseignement des mathématiques.Thèse de Doctorat. Université Dennis Diderot - Paris VII, França. Douady, R. (1992). Des apports de la didactique des mathématiques à l’enseignement. Repères IREM, 6, 132-158. Lüdke, M., André, M.E.D.A. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU. Paiva, M. (2009). Matemática. São Paulo: Moderna. Robert, A. (1998). Outils d’analyse des contenus mathématiques à enseigner au lycée et à l’université. Recherches en Didactique des Mathématiques. La Pensée Sauvage, Grenoble, 18(2), 139-190. Stocco, K. S. e Diniz, M. I. (2010). Matemática do Ensino Médio. São Paulo: Saraiva. Tavignot, P. (1991). L’analyse du processus de transposition didactique, l’exemple de la symétrie orthogonale au collège. Thèse de Doctorat. Université René Descartes - Paris V, França. Vygotsky, L. (1988). Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes.