Nogueira, Rosana; Sena, Marlene; Gonzaga, Luiz (2019). Resolução de problemas envolvendo equações: uma análise com os três mundos da matemática. En Flores, Rebeca; García, Daysi; Pérez-Vera, Iván Esteban (Eds.), Acta Latinoamericana de Matemática Educativa (pp. 18-28). México, DF: Comité Latinoamericano de Matemática Educativa.
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 773Kb |
URL Oficial: http://clame.org.mx/actas/
Resumen
Neste artigo, apresentamos os resultados de um estudo que teve como objetivo analisar os procedimentos usados por alunos de 2º ano do Ensino Médio ao resolverem problemas sobre equações lineares com o uso de uma Ficha de Resolução de Problemas que envolve as fases de Entrada, Ataque e Revisão propostas por Mason, Burton e Stacey. Os dados coletados foram analisados à luz dos Três Mundos da Matemática de David Tall. Os resultados evidenciam que a Ficha colaborou para que os participantes compreendessem melhor os problemas e encontrassem soluções satisfatórias. Por outro lado, eles ainda utilizaram representação algébrica de maneira inadequada.
Tipo de Registro: | Contribución a Actas de Congreso |
---|---|
Términos clave: | 13. Matemáticas escolares > Álgebra > Ecuaciones 10. Otras nociones de Educación Matemática > Sistemas de representación > Otro (sistemas de representación) 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > Pruebas 06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Comprensión |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 13986 |
Depositado Por: | Sileni Carranza |
Depositado En: | 28 Ago 2019 17:49 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 28 Ago 2019 17:49 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento