Carvalho, Liliane; Monteiro, Carlos; Mendonça, Tânia Maria (2010). Aspectos visuais e conceituais envolvidos na interpretação de gráficos. UNIÓN. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 24, pp. 135-144 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 205Kb |
Resumen
A interpretação de gráficos constitui-se como um processo de resolução de problemas em variados contextos nos quais o leitor precisa se engajar com os dados apresentados, mobilizando aspectos visuais e conceituais. Neste artigo, discutimos a importância dos gráficos enquanto sistemas simbólicos que subsidiam a representação de problemas. Aspectos importantes referem-se a fatores pontuais e globais dos gráficos que estão relacionados respectivamente a determinados processos cognitivos. Os aspectos conceituais e visuais vinculados aos dados revelam que a construção de significados não é um processo de apreensão direta da informação, mas requer de quem interpreta uma atividade interativa com o gráfico.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipos de estudio > Experimento de enseñanza 10. Otras nociones de Educación Matemática > Sistemas de representación > Gráfico 10. Otras nociones de Educación Matemática > Sistemas de representación > Simbólico Otros términos clave específicos no incluidos en las secciones anteriores > T-Z > Visualización |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 15223 |
Depositado Por: | Monitor Funes 1 |
Depositado En: | 16 Ago 2020 21:04 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 16 Ago 2020 21:04 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento