Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Aspectos visuais e conceituais envolvidos na interpretação de gráficos

Carvalho, Liliane; Monteiro, Carlos; Mendonça, Tânia Maria (2010). Aspectos visuais e conceituais envolvidos na interpretação de gráficos. UNIÓN. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 24, pp. 135-144 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

205Kb

Resumen

A interpretação de gráficos constitui-se como um processo de resolução de problemas em variados contextos nos quais o leitor precisa se engajar com os dados apresentados, mobilizando aspectos visuais e conceituais. Neste artigo, discutimos a importância dos gráficos enquanto sistemas simbólicos que subsidiam a representação de problemas. Aspectos importantes referem-se a fatores pontuais e globais dos gráficos que estão relacionados respectivamente a determinados processos cognitivos. Os aspectos conceituais e visuais vinculados aos dados revelam que a construção de significados não é um processo de apreensão direta da informação, mas requer de quem interpreta uma atividade interativa com o gráfico.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipos de estudio > Experimento de enseñanza
10. Otras nociones de Educación Matemática > Sistemas de representación > Gráfico
10. Otras nociones de Educación Matemática > Sistemas de representación > Simbólico
Otros términos clave específicos no incluidos en las secciones anteriores > T-Z > Visualización
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:15223
Depositado Por:Monitor Funes 1
Depositado En:16 Ago 2020 21:04
Fecha de Modificación Más Reciente:16 Ago 2020 21:04
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario