Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Características do pensamento algébrico evidenciadas por estudantes do ensino fundamental

Silva, Marcelo; Souza, Mariany Layne; Pereira, Angela Marta (2017). Características do pensamento algébrico evidenciadas por estudantes do ensino fundamental. En FESPM, Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas (Ed.), VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática (pp. 371-379). Madrid, España: FESPM.

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

523Kb

URL Oficial: http://cibem.org/

Resumen

No presente artigo, identificamos e discutimos características do Pensamento Algébrico, segundo Blanton e Kaput (2005), evidenciadas por estudantes do Ensino Fundamental II, de um colégio particular localizado no norte do Paraná, na resolução de tarefas. Para tanto, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho interpretativo. A coleta de dados foi realizada por meio de duas tarefas aplicadas a 4 estudantes do 6°ano (11 anos) do referido colégio. Fundamentamo-nos nos estudos desenvolvidos por Blanton e Kaput a respeito do Pensamento Algébrico e o seu desenvolvimento para interpretar os registros escritos dos estudantes de modo a identificar características do Pensamento Algébrico. Percebe-se que os alunos, mesmo em anos iniciais do Ensino Fundamental II já manifestam diversos tipos de Pensamento Algébrico, entre eles aritmética generalizada, o Pensamento Funcional e a Modelação, mas que ainda se faz necessário a realização de atividades que desenvolvam este tipo de Pensamento.

Tipo de Registro:Contribución a Actas de Congreso
Términos clave:10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Paradigmas de investigación > Interpretativo
Otros términos clave específicos no incluidos en las secciones anteriores > T-Z > Tarea
13. Matemáticas escolares > Álgebra > _Otro (álgebra)
06. Aprendizaje > Procesos cognitivos > Generalización
Nivel Educativo:Educación Primaria (7-12 años)
Código ID:20084
Depositado Por:Monitor Funes 2
Depositado En:21 Jul 2020 11:03
Fecha de Modificación Más Reciente:21 Jul 2020 11:03
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario