Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Metodologias e materiais estruturados para ensinar matemática moderna: um estudo histórico comparativo

Pinto, Joseane; Flores, Cláudia Regina; Matos, José Manuel (2011). Metodologias e materiais estruturados para ensinar matemática moderna: um estudo histórico comparativo. En Matos, José Manuel; Saraiva, Manuel Joaquim (Eds.), Actas do I Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática (pp. 121-131). Caparica, Portugal: Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

322Kb

URL Oficial: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/13532...

Resumen

Esse texto é resultado de um estudo histórico comparativo envolvendo o uso e a circulação de metodologias e materiais estruturados na escolaridade inicial, associados ao período de divulgação da matemática moderna, na década de 60 do século passado, no Brasil e em Portugal. À luz de pressupostos teóricos sobre estudos comparativos, fontes documentais e pesquisas envolvendo a temática nos dois países foi possível averiguar que, não obstante às similitudes e diferenças entre as escolas investigadas, o uso de metodologias e de materiais estruturados estiveram presentes como meios representacionais para iniciação matemática. Particularmente, os Blocos Lógicos de Dienes aparece como o material comum empregado nas escolas. Contudo, se, na escola portuguesa preponderava como inovação metodologias adaptadas e aplicadas com o uso de materiais, na brasileira, o foco era o novo conteúdo perspectivado. O que conduz à interpretação de histórias plurais, produzidas por meio de expectativas veiculadas pela reforma internacional da matemática moderna na década de 1960.

Tipo de Registro:Contribución a Actas de Congreso
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipos de estudio > Estudio Comparativo
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > _Otro (fuentes de información)
03. Aula > Recursos didácticos > Materiales manipulativos
Nivel Educativo:Educación Infantil (0-6 años)
Código ID:22819
Depositado Por:Monitor Funes 3
Depositado En:05 Nov 2020 11:29
Fecha de Modificación Más Reciente:05 Nov 2020 11:29
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario