Frota, Maria Clara Rezende (2011). Leitura e escrita em cálculo. Educação Matemática Pesquisa, 13(3), pp. 489-508 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 672Kb |
URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index
Resumen
Este artigo investiga as competências de leitura e escrita em Matemática, na perspectiva do letramento em cálculo. Um quadro teórico é proposto no sentido de caracterizar a leitura do texto matemático e é utilizado no desenho e análise do estudo empírico desenvolvido. Dados foram coletados em duas situações de teste, aplicadas a 35 estudantes de engenharia, que resolveram questões abordando o conteúdo de integrais duplas. As questões são entendidas como o texto matemático escrito pelo professor e que pressupõe um leitor capaz de ler e responder ao texto. Nesse processo o leitor torna-se autor de um novo texto. Resultados apontam potencialidades do sistema de categorização proposto como um instrumento de pesquisa e de ensino de Cálculo.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Contenidos 13. Matemáticas escolares > Cálculo > Derivación 10. Otras nociones de Educación Matemática > Sistemas de representación > Numérico 10. Otras nociones de Educación Matemática > Sistemas de representación > Simbólico 03. Aula > Recursos didácticos > Libros de texto 13. Matemáticas escolares > Cálculo > Integración |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Media (17 y 18 años) |
Código ID: | 24615 |
Depositado Por: | Monitor Funes 6 |
Depositado En: | 16 Jul 2022 21:11 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 16 Jul 2022 21:11 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento