Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Leitura e escrita em cálculo

Frota, Maria Clara Rezende (2011). Leitura e escrita em cálculo. Educação Matemática Pesquisa, 13(3), pp. 489-508 .

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

672Kb

URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index

Resumen

Este artigo investiga as competências de leitura e escrita em Matemática, na perspectiva do letramento em cálculo. Um quadro teórico é proposto no sentido de caracterizar a leitura do texto matemático e é utilizado no desenho e análise do estudo empírico desenvolvido. Dados foram coletados em duas situações de teste, aplicadas a 35 estudantes de engenharia, que resolveram questões abordando o conteúdo de integrais duplas. As questões são entendidas como o texto matemático escrito pelo professor e que pressupõe um leitor capaz de ler e responder ao texto. Nesse processo o leitor torna-se autor de um novo texto. Resultados apontam potencialidades do sistema de categorização proposto como um instrumento de pesquisa e de ensino de Cálculo.

Tipo de Registro:Artículo
Términos clave:07. Enseñanza > Planificación del profesor > Contenidos
13. Matemáticas escolares > Cálculo > Derivación
10. Otras nociones de Educación Matemática > Sistemas de representación > Numérico
10. Otras nociones de Educación Matemática > Sistemas de representación > Simbólico
03. Aula > Recursos didácticos > Libros de texto
13. Matemáticas escolares > Cálculo > Integración
Nivel Educativo:Educación Secundaria Media (17 y 18 años)
Código ID:24615
Depositado Por:Monitor Funes 6
Depositado En:16 Jul 2022 21:11
Fecha de Modificación Más Reciente:16 Jul 2022 21:11
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario