Wichnoski, Paulo (2017). Metapesquisa em investigação matemática: uma análise a partir dos resumos da XIV CIAEM. Educação Matemática Pesquisa, 19(1), pp. 161-178 .
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 766Kb |
URL Oficial: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/index
Resumen
O objetivo deste artigo é explicitar aspectos inerentes à pesquisa em IM no contexto da educação matemática, interrogando o que se mostra dos resumos publicados no XIV CIAEM. Num movimento meta-interpretativo sob uma abordagem predominantemente qualitativa com enfoque fenomenológico-hermenêutico emergiram cinco categorias, as quais manifestaram aspectos sobre as características internas às pesquisas; os focos e objetivos das pesquisas; as instituições presentes no evento; o método e os procedimentos metodológicos e os resultados das pesquisas. Revela-se que as pesquisas em IM enfocam aspectos mais pedagógicos do que científicos, a ausência de estudos epistemológicos e a ausência de pesquisas que interrogam a formação inicial de professores de matemática com vistas à IM, ao menos no âmbito do evento.
Tipo de Registro: | Artículo |
---|---|
Términos clave: | 10. Otras nociones de Educación Matemática > Fenomenología didáctica > _Otro (fenomenología didáctica) 05. Profesor > Formación de profesores > Inicial 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Metodologías > Meta-análisis 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Tipo de investigación > Teórica |
Nivel Educativo: | Título de grado universitario |
Código ID: | 26948 |
Depositado Por: | Monitor Funes 6 |
Depositado En: | 12 Jul 2022 17:15 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 12 Jul 2022 17:15 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento