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Inibiçâo intelectual na matemática: interconexôes entre psicanálise e neuropsicologia

Fonseca, Laerte (2013). Inibiçâo intelectual na matemática: interconexôes entre psicanálise e neuropsicologia. En Flores, Rebeca (Ed.), Acta Latinoamericana de Matemática Educativa (pp. 391-399). México, DF: Comité Latinoamericano de Matemática Educativa.

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145Kb

Resumen

O objetivo desse trabalho foi analisar a noção de inibição intelectual e suas representações psicanalítica, bem como neuropsicológicas para compreender os quadros sintomáticos de desinteresse pelas aulas de Matemática a partir de casos encontrados na investigação de Fonseca (2011). As análises se fundamentaram nos princípios psicanalíticos de Klein (1968), os pressupostos neuropsicológicos de Luria (1981) e a proposta sobre Matemática Emocional de Chacón (2003) defendendo a importância de considerar os afetos para o desenvolvimento da aprendizagem Matemática. Analisamos a trajetória histórica das funções trigonométricas, três livros didáticos, a sequência didática proposta e, por último, um quadro diagnóstico dos comportamentos manifestos.

Tipo de Registro:Capítulo o Sección de un Libro
Términos clave:11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Fundamentos de la Educación Matemática > Psicología
Nivel Educativo:Título de grado universitario
Código ID:4035
Depositado Por:Fabio Andres Bulla
Depositado En:31 May 2014 19:49
Fecha de Modificación Más Reciente:31 May 2014 19:49
Valoración:

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