Dias, Marlene; Guadagnini, Miriam; Bezerra, Valdir (2017). Ecologia do ensino do conceito de polinômios entre as décadas de 1960 a 2010 no Brasil. En Serna, Luis Arturo (Ed.), Acta Latinoamericana de Matemática Educativa (pp. 84-92). México, DF: Comité Latinoamericano de Matemática Educativa.
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Resumen
Apresentamos aqui parte de pesquisa sobre o ensino e aprendizagem da álgebra, especificamente, o estudo da ecologia do ensino de polinômios entre as décadas de 1960 a 2010. No referencial teórico da pesquisa, optamos pelas noções de praxeologia e ecologia, conforme definição de Chevallard, que conduziram à metodologia da pesquisa documental, por meio da qual analisamos livros didáticos das décadas consideradas. Os resultados mostram uma ecologia bastante estável, se desconsiderarmos a década de 1960 e as praxeologias privilegiadas nas décadas de 2000 e 2010, que estão centradas na articulação dos polinômios com as noções de área e perímetro de figuras planas.
Tipo de Registro: | Capítulo o Sección de un Libro |
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Términos clave: | 06. Aprendizaje > Cognición > Conocimiento 13. Matemáticas escolares > Medida > Cálculo de medidas 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática 13. Matemáticas escolares > Geometría > Formas geométricas 13. Matemáticas escolares > Álgebra 11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas |
Nivel Educativo: | Título de grado universitario |
Código ID: | 12126 |
Depositado Por: | Sileni Carranza |
Depositado En: | 25 Ago 2018 08:56 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 25 Ago 2018 08:56 |
Valoración: |
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