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Ecologia do ensino do conceito de polinômios entre as décadas de 1960 a 2010 no Brasil

Dias, Marlene; Guadagnini, Miriam; Bezerra, Valdir (2017). Ecologia do ensino do conceito de polinômios entre as décadas de 1960 a 2010 no Brasil. En Serna, Luis Arturo (Ed.), Acta Latinoamericana de Matemática Educativa (pp. 84-92). México, DF: Comité Latinoamericano de Matemática Educativa.

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Resumen

Apresentamos aqui parte de pesquisa sobre o ensino e aprendizagem da álgebra, especificamente, o estudo da ecologia do ensino de polinômios entre as décadas de 1960 a 2010. No referencial teórico da pesquisa, optamos pelas noções de praxeologia e ecologia, conforme definição de Chevallard, que conduziram à metodologia da pesquisa documental, por meio da qual analisamos livros didáticos das décadas consideradas. Os resultados mostram uma ecologia bastante estável, se desconsiderarmos a década de 1960 e as praxeologias privilegiadas nas décadas de 2000 e 2010, que estão centradas na articulação dos polinômios com as noções de área e perímetro de figuras planas.

Tipo de Registro:Capítulo o Sección de un Libro
Términos clave:06. Aprendizaje > Cognición > Conocimiento
13. Matemáticas escolares > Medida > Cálculo de medidas
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Historia de la Educación Matemática
13. Matemáticas escolares > Geometría > Formas geométricas
13. Matemáticas escolares > Álgebra
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Educación Matemática desde otras disciplinas
Nivel Educativo:Título de grado universitario
Código ID:12126
Depositado Por:Sileni Carranza
Depositado En:25 Ago 2018 08:56
Fecha de Modificación Más Reciente:25 Ago 2018 08:56
Valoración:

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