Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Uma lente teórica para analisar o potencial das tecnologias digitais no ensino exploratório de matemática

Basniak, Maria; Goldoni, Everton (2019). Uma lente teórica para analisar o potencial das tecnologias digitais no ensino exploratório de matemática. En Pérez-Vera, Iván Esteban; García, Daysi (Eds.), Acta Latinoamericana de Matemática Educativa (pp. 738-747). México, DF: Comité Latinoamericano de Matemática Educativa.

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

731Kb

URL Oficial: http://clame.org.mx/actas/

Resumen

Tomando como referência a Teoria das Abordagens Instrumentais/Instrumentação e a Mediação e Mediação Semiótica na integração de Tecnologias Digitais (TD) na Educação Matemática, investigamos as possibilidades que as TD oferecem para práticas assentes no Ensino Exploratório de Matemática (EEM). Assumimos uma perspectiva metodológica de caráter qualitativo, pautada na Teoria Fundamentada nos Dados. Elaboramos um quadro de descritores das TD como meio para acessar o conhecimento matemático, que possibilita a mobilização de formas complexas de pensamento, por meio da interação aluno/computador e da interpretação de representações matemáticas. Este quadro teórico revela os contributos das TD às quatro dimensões do EEM.

Tipo de Registro:Contribución a Actas de Congreso
Términos clave:12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Metodologías > Otro (metodologías)
06. Aprendizaje > Cognición > Conocimiento
11. Educación Matemática y otras disciplinas > Fundamentos de la Educación Matemática > Semiótica
10. Otras nociones de Educación Matemática > Sistemas de representación
03. Aula > Recursos didácticos > Recursos informáticos > Computadores
Nivel Educativo:Título de grado universitario
Código ID:14052
Depositado Por:Sileni Carranza
Depositado En:11 Sep 2019 17:51
Fecha de Modificación Más Reciente:11 Sep 2019 17:55
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario