Goldoni, Everton; Basniak, Maria (2019). Mobilização do pensamento estatístico no ensino exploratório. En Pérez-Vera, Iván Esteban; García, Daysi (Eds.), Acta Latinoamericana de Matemática Educativa (pp. 205-214). México, DF: Comité Latinoamericano de Matemática Educativa.
![]()
| PDF - Versión Publicada Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar. 3203Kb |
URL Oficial: http://clame.org.mx/actas/
Resumen
Admitindo o inquiry, a reflexão, a comunicação e a colaboração como dimensões fundamentais do Ensino Exploratório de Matemática (EEM), este trabalho tem por objetivo analisar o potencial do EEM para a mobilização do pensamento estatístico (PE) na Educação Básica. Para tanto, um quadro é elaborado, considerando aquelas dimensões e categorias específicas do PE, a partir da análise de gravações em vídeo de uma aula, envolvendo medidas de tendência central (em particular, a média) e realizada com uma turma de 9o ano do Ensino Fundamental, no Brasil. Este quadro sugere o alinhamento entre as dimensões do EEM e as demandas evidenciadas para a mobilização do PE e pode orientar ações e análises assentes nestas temáticas.
Tipo de Registro: | Contribución a Actas de Congreso |
---|---|
Términos clave: | 10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias 13. Matemáticas escolares > Estadística > Medidas de tendencia central 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > Grabaciones 07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > _Otro (metodología de enseñanza) 12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Teorías de aprendizaje > _Otro (teorías de aprendizaje) |
Nivel Educativo: | Educación Secundaria Básica (13-16 años) |
Código ID: | 14080 |
Depositado Por: | Sileni Carranza |
Depositado En: | 17 Sep 2019 17:18 |
Fecha de Modificación Más Reciente: | 17 Sep 2019 17:18 |
Valoración: |
Personal del repositorio solamente: página de control del documento