Uniandes
Funes
Ministerio de Educacion
Funes

Mobilização do pensamento estatístico no ensino exploratório

Goldoni, Everton; Basniak, Maria (2019). Mobilização do pensamento estatístico no ensino exploratório. En Pérez-Vera, Iván Esteban; García, Daysi (Eds.), Acta Latinoamericana de Matemática Educativa (pp. 205-214). México, DF: Comité Latinoamericano de Matemática Educativa.

[img]
Vista Previa
PDF - Versión Publicada
Disponible bajo la licencia Creative Commons No Comercial Sin Derivar.

3203Kb

URL Oficial: http://clame.org.mx/actas/

Resumen

Admitindo o inquiry, a reflexão, a comunicação e a colaboração como dimensões fundamentais do Ensino Exploratório de Matemática (EEM), este trabalho tem por objetivo analisar o potencial do EEM para a mobilização do pensamento estatístico (PE) na Educação Básica. Para tanto, um quadro é elaborado, considerando aquelas dimensões e categorias específicas do PE, a partir da análise de gravações em vídeo de uma aula, envolvendo medidas de tendência central (em particular, a média) e realizada com uma turma de 9o ano do Ensino Fundamental, no Brasil. Este quadro sugere o alinhamento entre as dimensões do EEM e as demandas evidenciadas para a mobilização do PE e pode orientar ações e análises assentes nestas temáticas.

Tipo de Registro:Contribución a Actas de Congreso
Términos clave:10. Otras nociones de Educación Matemática > Resolución de problemas > Resolución y estrategias
13. Matemáticas escolares > Estadística > Medidas de tendencia central
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Fuentes de información > Grabaciones
07. Enseñanza > Planificación del profesor > Metodología de enseñanza > _Otro (metodología de enseñanza)
12. Investigación e innovación en Educación Matemática > Marcos teóricos > Teorías de aprendizaje > _Otro (teorías de aprendizaje)
Nivel Educativo:Educación Secundaria Básica (13-16 años)
Código ID:14080
Depositado Por:Sileni Carranza
Depositado En:17 Sep 2019 17:18
Fecha de Modificación Más Reciente:17 Sep 2019 17:18
Valoración:

Personal del repositorio solamente: página de control del documento


Comentarios

Agregar Comentario